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07 de dezembro de 2025

Pedágio: 4 empresas disputam o lote 4 das rodovias do Paraná; veja as obras previstas para Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 22/10/2025 às 10h09
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Nesta quinta-feira, 23, à 14 h, será realizado o leilão do lote 4 do pedágio, o penúltimo de concessão das rodovias do Paraná, na Bolsa de Valores, em São Paulo. Quatro empresas participam da concorrência, entre elas empresas que já administram outros lotes, além de uma estrangeira. O lote 4 inclui Maringá e região.

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Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Os envelopes foram enviados, até a última segunda-feira, 20, pela Motiva, antiga CCR; Pátria, responsável por concessionárias como a Via Araucária; EPR, que administra trechos como a BR-277, entre Curitiba e o litoral do estado; e a Motaengil, de Portugal.

Vence a concorrência a empresa que oferecer maior desconto sobre a tarifa-base por quilômetro rodado. O lote 4 passa por 627 quilômetros, distribuídos entre três rodovias federais e oito estaduais, nas regiões oeste, noroeste e norte do Paraná.

Segundo o cronograma, os contratos de concessão devem ser assinados até fevereiro de 2026. Após a assinatura, a validade é de 30 anos. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), destacou a concorrência pelo lote e o investimento que está previsto em edital.

O lote 4 tem 627,52 quilômetros de extensão e abrange três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). O trecho passa pelas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, conectando tanto um acesso da fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.

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Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Os investimentos previstos chegam a R$ 18 bilhões. O projeto contempla uma série de melhorias e ampliações na infraestrutura viária, incluindo 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais e 59 quilômetros destinados à implantação de contornos (Nova Londrina, Itaúna do Sul, Oeste de Maringá e Norte e Leste de Londrina). Também estão previstos 39,4 quilômetros de vias marginais e 34 quilômetros de ciclovias, além de 39 passarelas, oito passa-faunas, pontos de ônibus e outras melhorias.

Lote 4 do pedágio: Maringá deve receber novo contorno

Em Maringá a principal obra é o novo Contorno Sul, que continua a partir do trecho sendo executado pelo governo federal e segue até a PR-897 (Contorno de Marialva), em um total de 19,3 quilômetros. Ele terá três viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e uma entrada para a rodovia pela pista da direita em ambos os sentidos de tráfego, e no entroncamento com a PR-897 será construído também um novo viaduto do tipo Trombeta, que possui três ramos de acesso.

Ainda no território de Maringá, está previsto um Diamante na PR-317, substituindo a rotatória com a Estrada Bravin.

Em Maringá, além do novo contorno, serão construídas seis novas passarelas para pedestres na BR-376, no km 160, km 162, km 165, km 168, km 169 e km 171, sendo estas duas últimas no perímetro urbano. Na saída do município serão implantadas vias marginais em ambos sentidos de tráfego do km 167 ao km 169.

Mais adiante, nos conjuntos habitacionais, será implantado um viaduto do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 160, entroncamento com a Rua dos Pioneiros. No mesmo trecho, será construído também um viaduto do tipo Parclo, que funciona como um retorno em desnível, no km 161, na altura da Estrada Colombo, além de vias marginais do km 160 ao km 161, interligando os viadutos, e uma ciclovia também do km 160 ao km 161.

Com informações da CBN Curitiba e AEN.

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