Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de outubro de 2024

Poços artesianos não são causa direta da seca do lago do Parque do Ingá


Por Redação GMC Online e CBN Maringá Publicado 19/10/2023 às 17h13
Ouvir: 00:00
Poços artesianos não são causa direta da seca do lago do Parque do Ingá. Foto: PMM.

Estudo realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) aponta que não há relação direta entre a abertura de poços artesianos e a redução de água do lago do Parque do Ingá. É o que disse o professor do departamento de Engenharia Civil da UEM Sandro Rogério Lautenschlager,  coordenador de pós-graduação em Engenharia Urbana, e que está à frente do estudo, em entrevista à CBN Maringáveja abaixo o vídeo com a entrevista completa.

Segundo o professor, os poços captam água a 80 metros de profundidade. O lago, por sua vez, é abastecido por uma água mais superficial, vinda de nascentes e da chuva.

A obra de rebaixamento da linha férrea interferiu no abastecimento do lago ao desviar canais de água da chuva e nascentes. No  curto prazo, a solução para o lago será a construção de novos canais e no futuro a instalação de poços de infiltração, que aliás, são uma solução para alagamentos em toda a cidade.

Veja o vídeo com a entrevista completa com o professor da UEM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação