
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que sobrevoou Maringá nesta segunda-feira, 29, chamou a atenção dos moradores. A aeronave é um Hawker 800XP, e parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo, cuja função é aferir e inspecionar equipamentos de auxílio aéreo.
Segundo o superintendente Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, o motivo da presença do avião da FAB no céu de Maringá é uma vistoria para auferir o Papi da cabeceira 28. “O Papi é um instrumento de aproximação, é um dos intrumentos de aproximação, tem vários dentro do aeroporto, então tem o Papi da cabeceira 10, o papi da cabeceira 28, tem ils, als, todos esses instrumentos de aproximação tem que sempre passar por vistorias semestrais noralmente, dependendo do equipamento, ou anuais. E esse avião vem da FAB junto com o Decea, que é a agencia reguladora do espaço aéreo, que vem para fazer essa auferição, para dizer se o aparelho realmente está no nível que é necessário estar, se precisa fazer algum ajuste ou não, então por isso que ele passa várias vezes até ter toda a auferição efetuada e nos dar então o ok. Ás vezes é necessário fazer algum ajuste, aí faz o ajuste, ele volta, porque sempre é muito milimétrico essas auferições, por isso que demora bastante”.
De acordo com o superintendente, os instrumentos de aproximação auxiliam o piloto na aproximação para o pouso. “Então voce tem instrumentos que enviam sinais, como é o caso do ILS, tem instrumentos visuais, que é o caso do ALSF, e é o caso desse Papi, então instrumentos visuais, mas todos auxiliam o piloto na aproximação do pouso”, explica.
LEIA TAMBÉM
- Ex-morador de Maringá relembra carreira na Força Aérea Brasileira
- Queda de um avião da Força Aérea Brasileira em 1957