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18 de julho de 2024

Por que os Supermercados Cidade Canção vão adotar a marca Amigão?


Por Redação GMC Online Publicado 31/05/2023 às 15h16
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Imagem: Divulgação.

A partir desta quinta-feira dia 1º de junho, os Supermercados Cidade Canção adotam nova marca e as lojas passam a ser Amigão Supermercados. Entretanto, a rede não foi vendida.Trata-se de uma unificação de bandeiras, já que a marca Amigão pertencia à rede.

Esta será a última fase do processo de rebranding, envolvendo 20 lojas paranaenses de Maringá, Paiçandu, Sarandi, Mandaguari, Marialva e Jandaia do Sul.

O processo começou pelas duas lojas do Mato Grosso do Sul no ano passado, incluiu 22 lojas do Amigão em São Paulo e, antes, contemplou outras lojas do Paraná: Foz do Iguaçu, Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Toledo, Londrina, Arapongas, Cornélio Procópio, Bandeirantes, Rolândia, Apucarana e Cambé.

A mudança de marca foi uma decisão da rede de supermercados, que nasceu em Maringá e tem 63 lojas em três estados: Mato Grosso do Sul, São Pauloe Paraná. Em entrevista à CBN Maringá, o gerente de Marketing do Amigão Supermercados, Theodoro Tortoro, reforçou que não se trata de uma negociação comercial. “Não é fusão, nem venda. Os Supermercados Amigão já faziam parte da rede de lojas que nasceu em Maringá. Estamos apenas unificando a marca”, diz Tortoro. O objetivo, segundo ele, é otimizar a comunicação e aumentar o valor da marca e nada mudará em relação aos colaboradores, à política com fornecedores e às promoções tradicionais.

Nova identidade

A mudança é assinada pela consultoria global de branding FutureBrand São Paulo, que trabalhou em conjunto com as equipes de marketing e a agência de comunicação da companhia. A identidade visual traz as cores azul e vermelho como assets principais e o foco do logotipo é um coração estilizado com um abraço. “A unificação de bandeiras tem o objetivo de potencializar os investimentos de comunicação, fortalecer a marca e as operações, além de simplificar a comunicação”, diz o diretor de Marketing, Eandres Aguiar.

Segundo Theodoro, as lojas já estão adotando o novo visual. “A gente tem 20 lojas aqui na região de Maringá, então realizamos uma operação grande para fazer essa mudança. É uma mudança da comunicação visual na fachada das lojas, da comunicação visual interna também…de todos os pontos de contato que o cliente tem com a marca”.

De acordo com o gerente, trata-se de uma mudança muito importante para o grupo. “A gente tinha no passado três marcas diferentes no varejo. A gente tinha ainda duas lojas do São Francisco no Mato Grosso do Sul…a gente já tinha a marca Amigão no estado de São Paulo…foi uma companhia que a gente acabou comprando no ano de 2010, então a gente já tinha a marca do Amigão Supermercados e a marca do Cidade Canção no estado do Paraná. Exatamente pelo fato de a gente ter uma sinergia maior unificando a marca a gente contratou uma consultoria bem renomada no Brasil para fazer todo esse processo de reposicionamento de marca”, destacou.

Aceitação e mudanças

Segundo o gerente, foi realizada realizada uma pesquisa com clientes nos três estados e a marca Amigão Supermercados foi a que teve melhor resultado. “É uma marca que leva muito mais afeto, proximidade, carinho…são elementos importantes para uma rede de supermercados. Então a gente resolveu adotar a marca Amigão nos supermercados por uma aproximação maior com o consumidor e uma identificação maior também”.

O gerente destacou que mesmo em Maringá, cidade que já tem uma grande identificação com a marca Cidade Canção, a aceitação está sendo positiva. “A gente realizou várias pesquisas com consumidores de Maringá. A troca foi muito bem recebida por eles…eles até em alguns casos até comentavam que não fazendo mudanças muito drásticas nas lojas, não mudando os corredores, acaba não tendo um impacto tão grande essa mudança”.

Segundo Theodoro, a nova marca virá também acompanhada de novos valores, como um atendimento mais próximo do consumidor e mais humanizado. “A gente sabe que o consumidor tem muito o hábito de conhecer os atendentes da loja, então a gente manteve exatamente a mesma equipe de colaboradores da loja, os mesmos operadores da frente de caixa, o mesmo açougueiro, o mesmo atendente ali da padaria…é a mesma equipe oferecendo o melhor atendimento para toda a população de Maringá”.

A equipe de colaboradores, portanto, continua a mesma, e os dias promocionais da rede, ‘Terça e Quarta Verde’ e ‘Sexta Filé’, continuarão, assim como o cartão próprio e o clube de benefícios, com ofertas exclusivas.

Sobre a rede de supermercados

O Amigão Supermercados pertence ao Grupo Amigão. A empresa, que também é dona da bandeira Stock Atacadista (Paraná e São Paulo), é uma das maiores redes supermercadistas do país, tem sede em Maringá, Paraná, e emprega quase 10 mil funcionários.

Assista a entrevista completa com o gerente de Marketing explicando a mudança do Cidade Canção para o Amigão Supermercados

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