‘Prainha’ de água mineral na região de Maringá vira atração turística


Por Ricardo Freitas

O lugar impressiona logo de cara pelas fotos e vídeos. Águas límpidas, tranquilas, coqueiros e árvores para todos os lados. Poderia ser a descrição de um resort super conhecido, mas a Prainha São Carlos, no distrito de Água Boa, em Paiçandu, a 30 km de Maringá, é desconhecida para muita gente. O local tem ainda um particularidade rara: é abastecido por água mineral.

Prainha São Carlos. Foto: Divulgação

A prainha é de propriedade da família Benati e existe há 23 anos. Segundo Cristina Benati, tudo começou depois de uma viagem da família. “Aqui era um pesqueiro, e as vezes nós saímos para um balneário em Nova Esperança, meu pai sempre falava, nossa tão longe e aqui não tem nada, porque não criar algo, foi daí que nasceu a prainha”, afirmou.

Cristina ainda contou ao GMC Online que nem eles sabiam a prainha era abastecida de água mineral. “Uma vez veio uma empresa fazer um teste em uma propriedade aqui vizinha, e nós resolvemos fazer também, foi aí que ficamos sabendo que nossa água era mineral, foi uma felicidade tremenda, já que água é vida, e sendo mineral é ainda mais saudável e felicidade para todos”, comentou.

A água mineral é considerada atualmente a mais benéfica para a saúde, em razão de sua composição química ou de suas características físico-químicas. A sua classificação é feita de acordo com a composição química, através dos gases e minerais presentes e de sua temperatura.

Uma das piscinas da Prainha São Carlos. Foto: Divulgação

A Prainha São Carlos conta com duas grandes piscinas, tem 70 quiosques e capacidade para cerca de 400 pessoas. O local é frequentado por moradores de toda a região de Maringá. Segunda a proprietária, a maioria nem sabe da particularidade da água ser mineral.

O lugar é de fácil acesso pela PR-323 e recebe os visitantes, principalmente nos fins de semana. Não há necessidade de agendamento prévio.

Descoberta do chamado Ouro Branco

A água mineral, fonte apelidada de Ouro Branco, jorra no Distrito de Água Boa com muita fartura e foi registrada oficialmente em 2007. O comerciante Leoese Aparecido Furunchi, conhecido por Peninha, cultivava uma horta na propriedade. Ele cavou um poço para irrigar as verduras e notou que a água tinha sabor diferente. ”Era leve e muito gostosa”. Mandou fazer análise química da água, que revelou alto teor de minerais. Entre eles, o vanádio, na composição de 0,022 miligramas por litro.

O secretário de Turismo de Paiçandu, Mauro José Rodrigueiro, disse em entrevista a Rádio CBN que a água rica em vanádio traz muitos benefícios a saúde. “Essa água é rica em sais minerais e componentes químicos, como por exemplo, o flúor, o cálcio, o magnésio, sendo natural é benéfica a saúde humana, acelera o metabolismo, ajudando na desintoxicação do organismo, controla o colesterol, previne o envelhecimento, entre outros benefícios”, disse.

Confira a entrevista completa clicando aqui.

Serviço da Prainha

Valor da entrada na Prainha São Carlos: R$ 35

Valor do quiosque: R$ 60

Não há necessidade de reservas, a acomodação se dá por ordem de chegada.

Local: Distrito de Água Boa, Paiçandu (PR)

Instagram: Prainha São Carlos

Sair da versão mobile