Prédio no centro de Maringá é interditado após colapso de pilar em loja do térreo

Após tremor seguido de um abalo, o edifício Maria Tereza, um dos prédios mais antigos de Maringá, foi interditado por segurança, nesta segunda-feira, 3. Segundo os bombeiros, um pilar colapsou durante uma reforma no térreo do prédio.
Na calçada em frente ao prédio Maria Tereza, na esquina das Avenidas Getúlio Vargas e XV de Novembro. os moradores acompanhavam aflitos a situação. O prédio de 15 andares e 91 apartamentos precisou ser evacuado. Os moradores decidiram sair depois que ouviram um tremor e sentiram um abalo muito forte. Na calçada, idosos, crianças e animais de estimação enfrentando muito calor e sem saber se poderiam voltar para casa.

Os bombeiros confirmaram que o prédio precisava ser evacuado e os últimos moradores deixaram os apartamentos. O motivo: um grande pilar de uma loja em reforma no térreo do prédio havia colapsado.
As avenidas em frente ao prédio foram interditadas, inclusive a XV de Novembro em frente ao Paço Municipal. Em entrevista coletiva o cabo Mazarin, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar explicou o que se sabe até o momento.

“A coluna apresentava rachaduas e sinais de oxidação nas ferragens. Era esse problema que a empresa estava tentando corigir, quando, durante a correção, a coluna acabou colapsando. A coluna apresentou um dano que compromete a coluna nesse momento. A empresa está fazendo o saneamento desse problema, colocou escoras para evitar colapso total da estrutura e o prédio, a princípio, por segurança, está sendo interditado até que seja feita uma vistoria completa”, disse.
Em nota, a Defesa Civil de Maringá informou que realizou vistoria técnica no local na manhã desta segunda-feira, 3, e determinou que a empresa responsável pela reforma contrate imediatamente uma empresa especializada em danos estruturais de edifícios. “A empresa especializada deverá fazer uma análise técnica detalhada da estrutura e apresentar um laudo sobre as condições do prédio. Enquanto isso, por segurança, o edifício seguirá interditado. A Defesa Civil monitora a situação. As equipes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) atuam no bloqueio da Avenida Getúlio Vargas, no trecho entre a Avenida XV de Novembro e a Rua Neo Alves Martins, e da Avenida XV de Novembro, no trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Duque de Caxias”, completou a nota.
A CBN está tentando contato com os responsáveis pela obra.