Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Prefeitura de Maringá detalha regras para abertura de academias


Por Lethícia Conegero, com informações de Victor Simião Publicado 14/05/2020 às 18h54 Atualizado 23/02/2023 às 02h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Maringá detalhou as regras para a abertura de academias na cidade. O decreto municipal nº 637/2020, que autoriza o funcionamento desses estabelecimentos, foi publicado no último dia 8, e a decisão passa valer na segunda-feira, 18. A assessoria de imprensa da prefeitura anunciou que a publicação da portaria nº 049/2020 seria feita nesta quinta-feira, mas a data foi adiada para esta sexta. 

No documento assinado pelo secretário Jair Biatto e divulgado para a imprensa, a Saúde regulamenta o seguinte: as academias poderão funcionar para quem tem entre 16 e 60 anos – nem mais e nem menos. Além disso, diabéticos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 também não poderão ir a esses locais.

Usuários só poderão ficar no local durante o período de treinamento. As aulas/sessões deverão ter no máximo 40 minutos para exercícios – os 20 minutos restantes, que completam o período de uma hora, deverão ser utilizados para limpeza da academia.

A portaria veda o compartilhamento de aparelho durante os exercícios, ou seja, o atleta não poderá fazer uma série e descansar enquanto o outro faz o exercício no mesmo aparelho. Cada um deverá terminar toda a série, limpar o local e só depois passar para o outro usuário.

Aulas em turma só poderão ter no máximo cinco pessoas, com distância de quatro metros entre elas. Piscinas e saunas não poderão ser usadas, e aulas de natação e artes marciais seguem proibidas. Embora tenha havido uma reunião dos proprietários de academia de artes marciais com o prefeito Ulisses Maia nesta semana, não há data para a volta desse setor em específico.

É obrigatório o uso de máscaras, preferencialmente de tecido, por todos os frequentadores do estabelecimento, sejam colaboradores ou alunos. Cada aluno deve receber, à entrada, um kit de limpeza composto por álcool 70° e material para aplicação, preferencialmente lenços ou toalhas de papel, que serão utilizados em todos os equipamentos, aparelhos e instrumentos antes e depois de seu uso.

O horário de funcionamento das academias não está descrito na portaria.

Atualização – De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá, novos detalhes precisaram ser revistos na portaria e o documento deve ser publicado oficialmente apenas nesta sexta-feira, 15, com todas as regras definidas. 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação