Prefeitura de Maringá divulga novo balanço sobre queda de árvores após temporal
Os estragos causados pelo temporal que atingiu Maringá no sábado, 7, continuam sendo calculados. De acordo com balanço da Prefeitura de Maringá, divulgado no início da tarde desta segunda-feira, 9, as equipes da Ouvidoria Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros registraram, juntas, mais de 820 solicitações da comunidade sobre queda de árvores e de galhos.
Além disso, mais de 350 lonas foram entregues para a comunidade. Segundo a prefeitura, o trabalho segue intenso nesta segunda-feira, 9, com a mobilização das equipes para atender as famílias afetadas e desobstruir as vias.
Segundo dados atualizados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as rajadas de vento ultrapassaram os 110 km/h neste fim de semana.
Energia elétrica
A Copel informou na manhã desta segunda-feira, 9, que cerca de 20 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica em Maringá. Para restabelecer a energia elétrica, a companhia acionou equipes de reforço de outros municípios.
Saúde
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abertas nesta segunda-feira, 9. A energia elétrica foi retomada na UBS Quebec e todos atendimentos foram normalizados no local.
Ainda há falta de energia nas UBSs Ney Braga, Pinheiros, Mandacaru, Vila Esperança, Império do Sol, Grevíleas e UASF Licce. Nestes casos, é necessário procurar outras unidades para atendimentos como vacinação, retirada de guias de consultas e exames especializados e atendimento de farmácia para medicação psicotrópica e outros de uso contínuo. As consultas médicas seguem em todas as unidades.
Atendimento suspenso no CEO
A Secretaria de Saúde, informa que, devido à falta de energia elétrica causada pelo temporal, os atendimentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Avenida Cerro Azul, 513, estão suspensos nesta segunda-feira, 9. As consultas serão reagendadas.
Funcionamento dos Cras
Todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão abertas nesta segunda-feira, 9. Devido à falta de energia elétrica causada pelo temporal, os Cras do Ney Braga, Mandacaru, Morangueira, Branca Vieira, Unidade São Judas Tadeu, Santa Clara e Iguatemi funcionam parcialmente. Nestes locais, os atendimentos técnicos e agendamentos foram suspensos, mas as equipes realizam orientação e inscrições no Cadastro Único de modo manual.
Orientação: o que fazer após a queda de árvores ou de galhos em Maringá?
Os telefones da Defesa Civil são (44) 99103-8319 e (44) 98402-0278. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo telefone 156, aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura: http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html