Os estragos causados pelo temporal que atingiu Maringá no sábado, 7, continuam sendo calculados. De acordo com balanço da Prefeitura de Maringá, divulgado no início da tarde desta segunda-feira, 9, as equipes da Ouvidoria Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros registraram, juntas, mais de 820 solicitações da comunidade sobre queda de árvores e de galhos.
Além disso, mais de 350 lonas foram entregues para a comunidade. Segundo a prefeitura, o trabalho segue intenso nesta segunda-feira, 9, com a mobilização das equipes para atender as famílias afetadas e desobstruir as vias.
Segundo dados atualizados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as rajadas de vento ultrapassaram os 110 km/h neste fim de semana.
Energia elétrica
A Copel informou na manhã desta segunda-feira, 9, que cerca de 20 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica em Maringá. Para restabelecer a energia elétrica, a companhia acionou equipes de reforço de outros municípios.
Saúde
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abertas nesta segunda-feira, 9. A energia elétrica foi retomada na UBS Quebec e todos atendimentos foram normalizados no local.
Ainda há falta de energia nas UBSs Ney Braga, Pinheiros, Mandacaru, Vila Esperança, Império do Sol, Grevíleas e UASF Licce. Nestes casos, é necessário procurar outras unidades para atendimentos como vacinação, retirada de guias de consultas e exames especializados e atendimento de farmácia para medicação psicotrópica e outros de uso contínuo. As consultas médicas seguem em todas as unidades.
Atendimento suspenso no CEO
A Secretaria de Saúde, informa que, devido à falta de energia elétrica causada pelo temporal, os atendimentos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Avenida Cerro Azul, 513, estão suspensos nesta segunda-feira, 9. As consultas serão reagendadas.
Funcionamento dos Cras
Todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão abertas nesta segunda-feira, 9. Devido à falta de energia elétrica causada pelo temporal, os Cras do Ney Braga, Mandacaru, Morangueira, Branca Vieira, Unidade São Judas Tadeu, Santa Clara e Iguatemi funcionam parcialmente. Nestes locais, os atendimentos técnicos e agendamentos foram suspensos, mas as equipes realizam orientação e inscrições no Cadastro Único de modo manual.
Orientação: o que fazer após a queda de árvores ou de galhos em Maringá?
Os telefones da Defesa Civil são (44) 99103-8319 e (44) 98402-0278. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo telefone 156, aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura: http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/arborizacao.html