Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de julho de 2024

Maringá vai ganhar Pomar Urbano no Jardim Piatã; veja como será o local


Por Felippe Gabriel Publicado 06/06/2024 às 16h52
Ouvir: 00:00
1831e7a7a86b6c9a5f13d47d22596fb1
Maringá vai ganhar Pomar Urbano no Jardim Piatã | Foto: Letícia Tristão / CBN Maringá

Nesta sexta-feira, 7, às 15h, a Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), irá inaugurar o segundo Pomar Urbano do município, que será implantado na Rua Rio Samambaia esquina com a Rua Pioneiro Guarino Augusto Basseto, no Jardim Piatã.

O novo Pomar Urbano ficará ao lado do Viveiro de Flores Comunitário e em frente ao Parque Linear Rio Samambaia. A iniciativa faz parte do evento ‘Semana do Meio Ambiente 2024’, realizado pela Prefeitura e pelo IAM, que teve sua abertura nesta quarta-feira, 5, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento terá programação até domingo, 9, e inclui a segunda edição da ‘Arena Sustentável‘. Confira aqui a programação completa.

O novo Pomar Urbano de Maringá terá espécies nativas da região

Segundo a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, serão plantadas 30 mudas de árvores frutíferas no local, de diferentes espécies. Todas são nativas do Brasil e a maioria tem origem na Mata Atlântica, bioma predominante no Paraná. Algumas das espécies que serão plantadas no novo Pomar Urbano são a uvaia, o araçá, a cereja-do-rio-grande, o ingá e o jatobá. O fornecimento das mudas será realizado pelo Viveiro Municipal de Maringá e por outros viveiros parceiros e a estimativa para o início da produção de frutos é de três a quatro anos.

O local do projeto é um terreno de fundo de vale de uso público, pertencente ao município, fora da Área de Preservação Permanente. Para a instalação da área comunitária, o IAM realizou uma limpeza completa do local, que anteriomente era utilizado para descarte irregular de lixo, além de estar repleto de espécies de plantas exóticas invasoras. Também foi retirado o alambrado do terreno — que estava danificado e será substituído — e a calçada foi reformada.

Internamente, além das árvores, serão instalados bancos rústicos feitos com troncos, lixeiras e calçadas para a população transitar. As obras serão iniciadas nos próximos dias. A manutenção do Pomar Urbano ficará a cargo do município, que realizará a poda, adubação, tutoração e demais tarefas de conservação.

O novo Pomar Urbano do Jardim Piatã é uma iniciativa aberta ao público, que tem o objetivo de levar árvores frutíferas para os bairros, além de proporcionar espaço de lazer e convívio social. Dessa forma, qualquer pessoa pode visitar o local e colher frutas sem conservantes e agrotóxicos para uso próprio, sem nenhum custo.

Prefeitura criou o primeiro Pomar Urbano no ano passado

WhatsApp-Image-2024-06-06-at-16.42.05
Pomar Urbano do Córrego Mandacaru, próximo à Vila Esperança | Foto: PMM

O primeiro Pomar Urbano de Maringá foi criado no ano passado, com plantio de mudas no fundo de vale do Córrego Mandacaru. Ele fica localizado na Avenida Ranulfo Rodrigues da Mota com a Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, próximo à Vila Esperança.

O Instituto Ambiental de Maringá também estuda a possibilidade de implantar um terceiro pomar ainda este ano na cidade, de acordo com a diretora Juliane Kerkhoff.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação