Prefeitura de Maringá intensifica ‘Operação Inverno’ e acolhimento a pessoas em situação de rua


Por Redação GMC Online
b7278604-d6c4-4284-b7cf-35b8cce48f50
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

Com o início do inverno neste domingo, 21, a Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), intensificou as ações da ‘Operação Inverno’ para ampliar o atendimento e o acolhimento de pessoas em situação de rua. Nesse período, o município orienta que a comunidade acione ainda mais o atendimento social 24 horas pelo telefone (44) 99103-5661, que fica disponível ao longo do ano todo, para informar sobre pessoas em situação de vulnerabilidade, auxiliando no trabalho das equipes.

Entre este sábado, 20, e domingo, 21, as equipes SAS realizaram 66 abordagens, com atendimento a 64 pessoas, cinco encaminhamentos para acolhimento no albergue e distribuição de 52 cobertores.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Maringá deve registrar queda acentuada nas temperaturas no próximos dias, com mínimas previstas em torno de 10°C a partir de terça-feira, 23. “O frio representa um risco ainda maior para quem está em situação de rua. Por isso, é fundamental que a população nos ajude a identificar pessoas que precisam de atendimento para que possamos oferecer acolhimento e proteção”, explica o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.

A ação de abordagem social é realizada durante todo o ano pelas equipes da SAS que atuam no Centro Pop, mas ganha reforço nos meses mais frios. “Com a ‘Operação Inverno’, as equipes realizam busca ativa em diferentes regiões da cidade para ofertar acolhimento, orientação e encaminhamento aos serviços da rede de assistência social. Durante os períodos de baixas temperaturas, as abordagens ocorrem das 20h às 2h e podem ser estendidas sempre que necessário, especialmente quando os termômetros registram 13°C ou menos”, diz Bravin.

Para as pessoas que aceitam o acolhimento, são ofertados abrigo, alimentação, roupas limpas e encaminhamentos para outras políticas públicas, incluindo serviços de saúde, comunidades terapêuticas, qualificação profissional e acesso a oportunidades de emprego. Atualmente, o município conta com 87 vagas de acolhimento para atender a população em situação de rua durante o período mais rigoroso do inverno.

Campanha ‘Aquecendo Vidas’ – Além das ações de acolhimento, a Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS) promove a campanha ‘Aquecendo Vidas’, que arrecada roupas, agasalhos e cobertores para atender pessoas em situação de vulnerabilidade no município. Podem ser doadas peças como blusas, casacos, roupas de lã, jaquetas, calças, toucas, meias, luvas e cachecóis, além de cobertores, mantas, edredons e calçados em bom estado de conservação.

As doações podem ser realizadas até o dia 30 de junho. Os itens arrecadados serão destinados às pessoas atendidas pelos serviços socioassistenciais do município, contribuindo para amenizar os impactos das baixas temperaturas e garantir mais dignidade e proteção durante o inverno.

Pontos de arrecadação

Sair da versão mobile