A Prefeitura de Maringá lançou um assistente virtual no WhatsApp para automatizar a liberação de consultas especializadas, exames e cirurgias. O chatbot, chamado de ′Doutor Ingá′, informa os pacientes sobre os procedimentos e envia a guia de liberação. Com isso, os pacientes podem confirmar ou cancelar o procedimento de forma fácil e rápida, sem precisar ir à Unidade Básica de Saúde (UBS).
O assistente virtual envia aos pacientes os dados das liberações, como dia, horário e local, além da guia online. Quando o usuário receber a mensagem, ele poderá confirmar ou cancelar o atendimento, conforme as opções de escolha e comandos disponibilizados: SIM (para confirmar) NÃO (para cancelar, o que será considerado desistência). Para solicitar o agendamento para nova data é necessário entrar em contato com a UBS de referência.
O prefeito Ulisses Maia destaca que o objetivo da ferramenta é garantir mais facilidade e comodidade aos pacientes. Ele lembra que, diariamente, são liberados mais de mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. “Toda essa comunicação era feita de forma manual, ou seja, os servidores precisavam ligar ou mandar uma mensagem para cada paciente, que precisava ir até a UBS retirar a guia. Com esse avanço que estamos implantando tudo fica automatizado. O paciente pode responder de forma rápida e ágil, de onde estiver. São mil pessoas a menos por dia nas UBSs e redução das ligações telefonônicas”, afirma.
Para o procedimento, o paciente deve apresentar a guia que recebeu no celular e o pedido entregue pelo médico. O município reforça que não solicita dados pessoais ou qualquer tipo de pagamento por meio do WhatsApp. Em caso de dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com a UBS de referência para verificar sobre o agendamento. Os pacientes que não têm WhatsApp serão comunicados por ligação telefônica sobre a liberação dos procedimentos, como ocorre atualmente.
UBS Virtual
A ferramenta ′Doutor Ingá′ faz parte da primeira fase do projeto ′UBS Virtual′ para adoção de novas ferramentas na saúde. “O assistente virtual vai reduzir o número de pessoas nas UBSs, já que não é mais necessário ir até a unidade para retirada de guia, garantindo economia de papel e também atendimento ainda mais ágil para os pacientes que estão na UBS aguardando outros procedimentos”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
Ele lembra que outro avanço em fase de testes para implantação é o atendimento por meio da telemedicina. A ideia é ofertar alguns atendimentos de forma online, com médicos que já atuam no município. Com isso, haverá ampliação da oferta e mais comodidade ao usuário, que poderá receber atendimento em qualquer lugar que estiver.
Atualização cadastral
O município orienta os pacientes sobre a importância da manutenção do cadastro atualizado nas UBSs para que eles sejam comunicados sobre os agendamentos. Para atualização, basta procurar a UBS mais próxima da residência com documento pessoal com foto e comprovante de residência. Deve atualizar o cadastro o paciente que, nos últimos seis meses, teve alterações em dados cadastrais.