Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024

Prefeitura de Maringá recorre de decisão que derrubou ‘lei seca’ para duas redes de supermercados


Por Creative Hut Publicado 03/12/2020 às 20h41 Atualizado 26/02/2023 às 12h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Prefeitura de Maringá recorre de decisão que derrubou ‘lei seca’ para duas redes de supermercados
Prefeitura de Maringá informou que vai recorrer da decisão liminar que derrubou a ‘lei seca’ para duas redes de supermercados. Foto: Ilustrativa/Cléber França/GMC Online

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 3, a Prefeitura de Maringá, por meio da Procuradoria Jurídica do Município, informou que vai recorrer da decisão liminar que derrubou a ‘lei seca’ para duas redes de supermercados da cidade. O pedido das redes Angeloni e Muffato foi acatado pela Justiça nesta quarta-feira, 2, e permite que ambas as redes vendam bebidas alcoólicas em qualquer dia e horário, sendo proibido o consumo nos estabelecimentos ou em locais públicos próximos. 

A Prefeitura de Maringá proibiu a venda e o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais após às 17h de segunda a sexta-feira, e em tempo integral aos sábados e domingos. O decreto nº 1840/2020, publicado na última segunda-feira, 30, prevê multa de R$ 10 mil para empresas e de R$ 1,5 mil para consumidores que descumprirem a “lei seca”. Em caso de reincidência, a multa dobraria e o estabelecimento poderia ser interditado e até perder o alvará. 

Leia a nota emitida pela administração municipal: 

“A Prefeitura de Maringá lamenta profundamente que os Supermercados Angeloni e Mufatto tenham colocado o lucro na venda de bebidas alcoólicas acima da luta pela preservação da vida. A liminar judicial que favorece os interesses privados e materialistas, em detrimento às medidas de proteção à saúde pública, é uma arma daqueles que não se preocupam com a população em um momento de extrema gravidade. A Procuradoria Jurídica do Município recorre da decisão e agradece aos outros estabelecimentos que estão sensíveis ao enfrentamento da Covid 19, colaborando com muita consciência para que o mais rapidamente possamos vencer esse momento difícil”.

A reportagem do GMC Online procurou as duas redes de supermercados. O Grupo Muffato se pronunciou por meio de nota nesta quinta-feira, 3. Leia na íntegra:

“O Grupo Muffato esclarece que buscou a Justiça para solucionar a questão da comercialização de bebidas alcoólicas para consumo imediato porque considerou que o decreto municipal nº 1.840/2020, não estava suficientemente claro. E informa que, atendendo teor da medida municipal, vai retirar do ponto de venda de segunda a sexta, às 17 horas, todas as bebidas alcoólicas para consumo imediato, deixando de disponibilizar produtos na versão resfriada. Aos sábados e domingos, também não serão comercializadas bebidas geladas nas unidades da rede”.

Já a rede de supermercados Angeloni enviou nota nesta sexta-feira, 4. Leia na íntegra:

“A Rede Angeloni informa que, em atenção ao disposto pelo decreto municipal nº 1.840/2020, suspendeu a comercialização de bebidas alcoólicas refrigeradas para consumo imediato na loja a partir das 17h de segunda a sexta-feira. A medida também será adotada aos sábados, domingos e feriados, quando esses mesmos itens não estarão disponíveis para comercialização na loja de Maringá.”

Texto atualizado às 18h20 de 04/12/2020 para acréscimo de informações.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação