Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Prefeitura de Maringá reinaugura horta terapêutica do Caps II Canção


Por Redação GMC Online Publicado 28/03/2025 às 15h12
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reinaugurou nesta quinta-feira, 27, a horta terapêutica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Canção, agora em parceria com o setor de Hortas Comunitárias da Secretaria de Trabalhado, Renda e Agricultura Familiar (Setrab).

image
Foto: Rafael Macri/PMM

A iniciativa, que promove o contato com a natureza, auxilia no bem-estar dos pacientes, na autonomia e na socialização. O evento de reinauguração contou com a apresentação musical da banda Delírius, formada por pacientes do Caps.

A Secretaria de Trabalhado, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) dará suporte ao projeto por meio do fornecimento de mudas, adubo e cuidados com o solo. Todos os pacientes da unidade poderão participar das atividades. “Com essa parceria com o setor de Hortas Comunitárias, vamos proporcionar as condições ideais para os pacientes se dedicarem à horta terapêutica e vamos fortalecer ainda mais as ações de saúde mental oferecidas pelo Caps II Canção”, destaca o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.

Durante o evento de reinauguração, os pacientes aprenderam a plantar hortaliças, como alface, rúcula, cebolinha e salsinha. A plantação não contém agrotóxico e, ao final, poderá ser consumida pelos próprios pacientes, contribuindo para uma alimentação saudável. “O cultivo faz a pessoa sair de casa, movimentar o corpo e se engajar no processo do plantio até a colheita. Isso traz uma sensação de satisfação”, explica o gerente de Hortas Comunitárias de Maringá, José de Oliveira.

O objetivo é que, futuramente, a ação gere renda aos pacientes. “Vamos incentivá-los a se dedicar ao processo e acreditamos que essa atividade pode se tornar um hobby ou até mesmo uma nova fonte de renda”, destaca a diretora do Caps II Canção, Flávia Fornaciari Schiarolli.

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação