A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Cultura, promove entre os dias 8 e 12 de outubro a Feira Literária Internacional de Maringá (Flim) de 2025. Neste ano, o evento acontecerá na Travessa Jorge Amado e o tema será ‘Entremundos’. Entre as atrações já confirmadas estão Estrela Leminski e Téo Ruiz, Raphael Montes, Pau de Cabinda, Apêagá, Mariana Carrara, Matheus Peleteiro, entre outros.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
Os cinco dias da Flim 2025 contarão com mesas literárias, oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows, bate-papos, estandes de editoras, lançamentos de livros e entre outras atividades.
“A Flim, um dos maiores eventos literários do Brasil, já tem grandes nomes confirmados e, em breve, novas atrações serão anunciadas, para ampliar ainda mais a programação cultural da cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.
Confira as primeiras atrações confirmadas:
Estrela Leminski e Téo Ruiz – Dupla de autores, cantores e compositores de grande destaque no MPB, reunindo poesias, músicas e diferentes multimídias. Em 2006, lançaram o primeiro livro conjunto, ‘Contra-Indústria’, e o projeto musical com o disco ‘Música de Ruiz’.
Flávio Colombini – Cineasta e escritor de livros infantis e infantojuvenis com 28 livros publicados, além de curtas e longas-metragens. A publicação de destaque do autor é a coleção ‘Poemas Divertidos’, com 12 volumes e foi adaptado para um musical infantil chamado ‘Poesia e Melodia’, passando por mais de 28 festivais de cinema, em 19 países.
Pau de Cabinda – Escritor angolano e fundador da Editora Afrobooks. Autor de mais de 10 obras que exploram temas como literatura africana, identidade e filosofia, tendo o livro ‘O menino que não acredita em Deus’ como destaque.
Lavínia Rocha – Professora e escritora de livros infantis, juvenis e adultos. O livro ‘Um Amor em Barcelona’ abriu portas para a escrita. Em 2022, Lavínia ganhou o prêmio Perestroika para professora criativa.
Jhon Conceito – Poeta e slam master. Dentre suas publicações, destacam-se ‘Poesia dá Cadeia’ e ‘Empreendedorismo de Quebrada’, referência na literatura periférica e no slam como transformação social.
Tino Freitas – Jornalista e escritor de literatura infantil. Tem mais de 40 livros publicados, com títulos nas prateleiras no Brasil e no exterior. ‘Com que roupa irei a festa do rei’ é o livro de grande destaque do autor.
Matheus Peleteiro – Escritor e tradutor baiano. Seu romance de estreia e o mais popular é ‘Mundo Cão’.
Raphael Montes – Escritor, roteirista e produtor executivo. Raphael se destaca como um dos principais nomes da literatura policial contemporânea brasileira, com oitos livros publicados. Ocupa a lista dos escritores mais vendidos do País, com ‘Jantar Secreto”, ‘Dias Perfeitos’ e ‘Su1cidas’.
Mariana Carrara – Escritora e Defensora Pública, a paulistana já ganhou prêmios com os livros ‘Se Deus me chamar eu não vou’, ‘É sempre a hora da nossa morte amém’ e ‘Não fossem as sílabas do sábado’.
Ana Guadalupe – Poeta, escritora, tradutora e curadora literária. Publicou os livros ‘Relógio de Pulso’, ‘Não conheço ninguém que não seja artista’ e ‘Preocupações’, que abordam temas como tempo, solidão, relações e ansiedades.
Thays Pretti – Escritora e facilitadora de oficinas de escrita. Presença marcante em eventos literários, é autora dos livros ‘A Mulher que ri’ (2019), ‘Efêmeras’ (2017) e ‘Do Silêncio’ (2009).
Piera Schnaider – Escritora, produtora cultural e pesquisadora. Publicou os livros de poesia ‘Ave, maré‘(2024), ‘Sotaque do mar’ (2021) e ‘Água viva’ (2018).
Irmãs de Palavra – As escritoras e consultoras literárias, Dany Fran Gongora Rosa e Kelly Shimohiro, são autoras do livro ‘Um lugar Mágico’ e ‘Elas são palavras’. As escritoras produzem conteúdo para site sobre literatura.
Rafael Calça – Roteirista e ilustrador. Coator da trilogia ‘Jeremias’, ganhou o troféu Angelo Agostini de Melhor Roteirista, dois troféus pelo HQMIX de Melhor Edição Especial e Melhor Publicação Juvenil, além de Melhor História em Quadrinhos pelo Prêmio Jabuti.
Zeca Grigoleto – Psicólogo e escritor maringaense. Suas obras abordam temas como luto, saúde mental e cuidados paliativos, unindo ciência e sensibilidade no livro “Navegando entre Fronteiras”. Além disso, também escreve para o público infantil, como em “Caetano e Miau não fazem au-au”.
Dinha – Poeta, editora independente e pesquisadora. Suas obras mais famosas são ‘De passagem mas não a passeio’ e ‘Zero a zero – 15 poemas contra genocídio da população negra’.
Lua Lamberti – Artista travesti e pesquisadora maringaense. Foi a primeira travesti com título de doutora na UEM. Atua em teatro, circo e performance. Possui trabalhos que integram gênero, corpo e cultura.
Apêagá – Poeta, escritora, slam master e pioneira da cena poetry slam no Ceará. Sua obra de destaque é ‘Me faço Tempestade para não caber em Redemoinhos’.
Mayara Blasi – Escritora de contos e tradutora. Fundou o projeto ‘Biblioteca Infantil Itinerante’, que disponibiliza mais de 200 títulos infantojuvenis e autora de ‘Apenas começamos’.
Cilene Resende: Escritora, bailarina e advogada. Seu livro de lançamento é ‘O Mar é uma Pista de Dança’.
Layse Moraes – Jornalista e escritora. Ministrou a oficina ‘Escrita e cura: oficina de criação literária para mulheres’, aprovada em primeiro lugar pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Autora do livro ‘Molhados & Escorregadios’.
Jeovanna Vieira – Jornalista e escritora. Autora do livro de poemas ‘Deserto sozinha’ e o romance ‘Virgínia Mordida’, finalista do Prêmio Kindle.
Lúcia Hiratsuka – Artista plástica, escritora e ilustradora. ‘Orie’ foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como melhor livro para crianças. Lúcia tem outras diversas obras premiadas.