Prefeitura de Maringá identifica infrator de descarte irregular e aplica multa de R$ 2 mil
A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), identificou o infrator que realizou descarte irregular no canteiro central da Avenida Petrônio Portela nesta semana. O município aplicou multa de R$ 2 mil, conforme prevê a legislação. As equipes do IAM tiveram acesso às imagens de câmeras de monitoramento da região e coletaram informações com testemunhas, o que possibilitou a identificação do infrator. Os servidores Secretaria de Limpeza Urbana realizaram a limpeza do canteiro.
“O caso reforça que o município tem cumprido sua parte, com a fiscalização e aplicação multa para quem comete este tipo de infração. A ocorrência é um recado, de que os infratores que realizam o descarte irregular não ficarão impunes”, afirmou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Francisco Behrend. Ele reforça que a comunidade pode ajudar no combate do descarte irregular e denunciar os casos. As denúncias devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura. É importante que o reclamante reúna o máximo de informações possíveis como data e horário do flagrante, endereço, fotos, vídeos e placa do veículo para que o infrator seja identificado e multado.

A Prefeitura de Maringá reforça que a comunidade pode solicitar o recolhimento gratuito de inservíveis como sofás, colchões e móveis em geral, por meio da Ouvidoria Municipal (pelo telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura). A solicitação deve ser feita na aba ′recolhimento de inservíveis′. Com o agendamento, os materiais são recolhidos na casa do contribuinte no dia agendado. Podem ser descartados dois itens por residência no mês.