Prefeitura inicia vacinação contra a dengue nesta quinta-feira em Maringá; veja o público-alvo


Por Redação GMC Online
gd_a738fdd347c4
Foto: Rafael Macri/PMM.

A Prefeitura de Maringá inicia nesta quinta-feira, 2, a partir das 13h30, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O município recebeu nesta terça-feira, 30, o primeiro lote com 5.596 doses do imunizante. Nesta semana, o Ministério da Saúde incluiu Maringá na lista de novas cidades para distribuição de doses e início da vacinação contra a dengue, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão. 

A vacina contra a dengue será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na UBS Zona 7, a vacinação começará na segunda-feira, 6, quando a unidade retomará os atendimentos de rotina para a comunidade da área de abrangência. Para receber a vacina é necessário apresentar CPF, documento pessoal com foto e carteirinha de vacinação. Confira em anexo o horário de vacinação de cada UBS.  

O cronograma de vacinação contra a dengue prevê a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de três meses. O imunizante reduz o risco de complicações e hospitalizações pela doença. 

“A vacina contra a dengue era muito esperada pelo município e agora fomos contemplados pelo Ministério da Saúde com doses do imunizante. A vacina é mais uma das ferramentas para combatermos a dengue. É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para receberem a vacina. Precisamos também seguir com as medidas de prevenção, incluindo a limpeza constante dos quintais e o uso do repelente”, afirmou a secretária de Saúde, Karina Rissardo. 

Em maio, a Secretaria de Saúde realizará mutirões extras de combate à dengue em todos os sábados para intensificar vistorias nas residências, com foco na eliminação de focos do mosquito. Apenas em abril com as ações extras do município, foram vistoriados 9.921 imóveis. Os agentes de combate às endemias também realizam vistorias diárias em residências para orientar a população sobre medidas de prevenção da dengue.

 

Sair da versão mobile