Prefeitura lança licitação de R$ 449,5 milhões para as obras do Contorno Sul de Maringá


Por Walter Téle Menechino
Contorno Maringa
Obras do Contorno Sul de Maringá, em 2020, com 11,8 km de extensão entre as PR-317 e a BR-376

A Prefeitura de Maringá lançou o edital de concorrência pública para a elaboração dos projetos básicos e executivos, assim com a execução das obras de restauração e duplicação da Avenida Prefeito Sincler Sambatti – Contorno Sul. O preço máximo estabelecido no edital é R$ 449.551.145,8.

Os prazos estabelecidos são de 150 dias corridos para a elaboração dos projetos e 930 dias corridos para a execução das obras, somando 1.080 dias – cerca de 3 anos. A abertura da licitação será realizada às 9 horas do dia 26 de maio próximo.

As obras de restauração e duplicação serão executadas nos 11,8 km do Contorno Sul utilizando duas técnicas, uma para o pavimento rígido (concreto) e outra para a restauração do pavimento flexível existente (asfalto tradicional). Serão 285,6 mil m² de pavimento rígido e 134,9 mil m² de flexível.

Entre as obras previstas estão a construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e vias marginais que vão organizar os acessos urbanos. Na rotatória da BR-376, serão implantados um viaduto duplo e outras quatro estruturas, permitindo a separação dos fluxos de longa distância e do tráfego urbano.

Os recursos para as obras do Contorno Sul são de um convênio da Prefeitura de Maringá com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. A cerimônia de assinatura foi realizada no dia 10 de dezembro de 2025 no Auditório Hélio Moreira.

Redes de alta tensão e Carbono Zero

Em entrevista à CBN Maringá, o secretário de Obras Públicas de Maringá, Roberto Petrucci Junior, lembrou que “existem duas redes de alta-tensão que passam por ali e que terão que ser retiradas. Então, o planejamento é fundamental. E não só da obra, mas também o entorno da obra”.

Petrucci também observou que, por se tratar de um eixo, “a obra vai causar transtornos por um tempo e têm que ser mitigados. Não dá para a obra passar despercebida, não tem jeito. Mas com o tempo, a população vai ver que é uma obra maravilhosa e de grande futuro”.

O prefeito Silvio Barros afirmou em diversas oportunidades, conforme lembrou o secretário municipal, que todas as obras municipais daqui pra frente seguirão as regras ambientais do Carbono Zero, inclusive as do Contorno Sul.

Sair da versão mobile