Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Primeira etapa da Copa Paranaense de Balonismo será em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 06/03/2025 às 16h35
Ouvir: 00:00

Quem for ao estádio Willie Davids na noite desta quinta-feira, 6, torcer pelo Maringá contra o União, do Tocantins, na disputa da segunda rodada da Copa do Brasil vai encontrar em campo uma prévia do que a cidade inteira poderá ver em breve: um balão estará no campo para divulgar a volta dos campeonatos de balonismo na cidade. Nos dias 4, 5 e 6 de abril, a Maringá sediará a primeira etapa da Copa Paranaense de Balonismo. O evento não ocorre na Cidade desde 2013.

image
Foto: Reprodução Voe Maringá

Nas décadas de 1990 e 2000, ter balões sobrevoando a cidade em competições de alto nível era comum e, em duas ocasiões, um balão chegou a ser inflado dentro da Catedral, cartão-postal de Maringá. A Secretária Municipal de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer, diz que tinha o desafio de trazer algo impactante para a cidade e decidiu matar as saudades dos apaixonados pelas cores e formas que tomavam conta dos céus maringaenses. “Chegamos até a Federação de Balonismo do Paraná, onde a gente começou a alinhar esse sonho”, diz.

O evento será realizado em uma parceria entre o município e Secretaria de Turismo do Estado. Pelo menos dez pilotos já confirmaram a participação. Wilson Bittencourt, mais conhecido como “Xuxa” entre os balonistas, é um dos participantes confirmados. Ele é natural de São Paulo, mas se encantou por Maringá participando dos campeonatos de balonismo e decidiu se mudar para a Cidade Canção. Agora, aguarda ansioso a retomada da presença dos balões nos céus de Maringá. “Eu vim pra cá devido a um dos campeonatos que teve, foi um campeonato sul-brasileiro, que eu fui campeão em 2012 e vice em 2013. Essa cidade encanta qualquer um. Eu estou muito feliz, muito contente por ter mais uma copa aqui na cidade e tomara que se torne que nem antigamente, fique no calendário da cidade, né?”, ele torce.

Lucas Chemin, representante da Federação Paranaense de Balonismo e dono da maior fábrica de balões do Brasil, é filho do presidente da Federação, Mauro Leandro Chemin. A família toda é envolvida no esporte, porém o número de praticantes no Estado vem caindo. “A gente tá com, acho que 12 pilotos cadastrados na nossa Federação e com isso a gente tem tentado desenvolver eventos de balão para fomentar o esporte no estado do Paraná. Hoje nosso estado, dentre os estados que tem balonismo no país, é um dos estados que, apesar de ter sido pioneiro no balonismo há muitos anos atrás, com vários eventos, inclusive já sediando o Campeonato Brasileiro em Maringá, hoje é um estado que ficou para trás em comparação com todos os outros estados que cresceram. Santa Catarina hoje tem mais de 60 pilotos, o Rio Grande do Sul também tem mais de 60 pilotos, São Paulo tem mais de 120 pilotos em atividade. Nosso intuito com a federação é realmente fomentar o esporte dentro do estado e fazer com que o Paraná novamente seja reconhecido, e que esse esporte cresça”.

Lucas frisa que a atividade traz visibilidade para as cidades onde ocorrem competições, fomentando o turismo e o comércio. “Ano passado a gente conseguiu fechar o ano com cinco eventos de balão dentro do Estado. Uma Copa que foi realizada na cidade de Tomazina, o Campeonato Paranaense em Ponta Grossa e fizemos outros três eventos pequenos privados com balões que foram bem legais. Apresentamos para a Secretaria de Turismo do Estado essa proposta de expandir o balonismo e levar o turismo a fomentar o comércio utilizando a ferramenta do balonismo, porque a atividade atrai muito público para esses eventos. E aí a ideia também é fazer além de Maringá outras cidades. Estamos em negociação para que durante todo o calendário anual a gente consiga realizar de cinco até o objetivo principal que é até dez eventos dentro desse ano, espalhados em diversas cidades do estado do Paraná, sendo a primeira etapa delas em Maringá. E foi pensado em Maringá pela federação e por nós da organização, para ser a primeira etapa da Copa Paranaense justamente para relembrar e reviver o que Maringá já foi. Maringá já foi sede do Campeonato Brasileiro, já foi sede do Nipo-brasileiro em que vieram atletas do Japão para competir, então Maringá realmente foi uma cidade que teve uma influência muito grande no balonismo nacional e a nossa ideia como federação é reativar isso e tentar colocar eventos de balonismo novamente no calendário da cidade para que anualmente se tenham esse evento”.

Entre as atrações que o público vai poder conferir está o Night Glow, um espetáculo de luzes com os balões realizado à noite, no antigo aeroporto de Maringá e que vai contar com alguns em formatos de personagens, como o Pica-Pau, dos desenhos animados. A observação é aberta ao público e gratuita. Também haverá palestras sobre o esporte em escolas municipais, onde as crianças poderão ver os balões de ar quente de pertinho.

As atrações de balonismo se juntarão à realização da Festa da Canção, que vai ocorrer no mesmo período, na Praça do Antigo Aeroporto e também com a Feira do Micro e Pequeno Empreendedor, que será no mesmo local.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação