Primeira mudança no sistema viário no limite entre Maringá e Sarandi dá resultado

No horário de maior movimento, há congestionamento de veículos no limite entre Sarandi e Maringá. Para desafogar o trânsito nos horários de pico, a Secretaria de Mobilidade Urbana vai realizar uma série de mudanças no sistema viário. A primeira delas foi implantada nesta quarta-feira, 8. O tempo do semáforo para quem vem pela BR-376, antes de acessar a rotatória sob o Contorno Norte, aumentou 22 segundos.
Com essa pequena mudança já foi possível perceber melhora no fluxo dos veículos, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. O secretário conversou com a CBN às 8h, horário de rush, e segundo ele não havia congestionamento no sentido Sarandi a Maringá.
“Essa alteração acabou de ser feita e o resultado foi fantástico, são 8h agora e não tem nenhuma fila sentido Sarandi a Maringá, então foi uma mudança que teve um resultado muito bom, tá muito tranquilo, até nos surpreendeu porque não tem fila nenhuma, todos os veículos estão passando direto”, diz o secretário.
Outras mudanças estão programadas. Algumas dependem de obras simples e outras de obras mais complexas, como a construção de trincheiras, que precisam de projetos e recursos.
“Nos próximos dias tem mais duas obras, e aí são obras de pavimentação, quem vem de Sarandi e quer retornar para Sarandi, hoje tem que dar a volta na rotatória toda que é semaforizada e isso joga muitos carros nesses semáforos, então nós vamos fazer um retorno direto aqui para quem vier de Sarandi e quiser retornar para Sarandi, vai ter um retorno sobre viaduto para tirar os veículos da rotatória. Outra obra de pavimentação que é rápida e fácil de fazer, é que quem vem pela marginal do Contorno Norte, hoje tem que cair na rotatória para ir para Sarandi, então são mais carros nessa rede semaforizada da rotatória, então nós vamos abrir uma alça para quem está na marginal do Contorno Norte poder acessar a parte superior do viaduto, então quem vem pela marginal e quer ir para Sarandi, pega a parte superior, não entra na rotatória também e saí direto lá na entrada de Sarandi. Essas alterações já vão ajudar bastante o fluxo de veículos daqui”, explica o secretário.
A Semob também estuda obras de melhorias no trânsito na outra ponta do Contorno Norte, na saída de Maringá para Paranavaí. Neste ponto a ideia é aumentar o diâmetro da rotatória.
