Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Professora da UEM chama acadêmico de ‘bicha’ em reunião do conselho


Por Luciana Peña Publicado 23/07/2020 às 13h39 Atualizado 24/02/2023 às 22h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/ASC UEM

Foi uma reunião tensa, que durou sete horas e em que professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) debatiam se as aulas deviam ou não ser retomadas de forma remota. O tema dividia opiniões, com um grupo a favor e outro contra. 

Quando o acadêmico de educação física Krigor de Camargo Faeda, representante dos estudantes no Conselho de Ensino e Pesquisa da UEM, começou a falar, uma professora disparou uma frase preconceituosa. O microfone da professora estava aberto e o Krigor e toda a audiência puderam ouvir.

“Ela proferiu uma exclamação do tipo: ‘de novo essa bicha?!’, se eu não me engano”, disse Krigor.

O estudante diz que ficou indignado, mas não surpreso, porque já foi vítima de muitos ataques homofóbicos. Ele acredita inclusive que a fala da professora revela muito do que se passa dentro da universidade, um ambiente ainda carregado de preconceito.

“O ocorrido só mostra o quanto a universidade que nós tínhamos antes da pandemia, antes da crise econômica que está posta. Já era um cenário hostil, complicado e que merece um debate. A universidade ela é, sim, homofóbica, racista, transfóbicas, machista e cada vez mais ela está se distanciando do povo e pensando coisas que talvez não faça jus a sua função social, que é discutir a sociedade, dar soluções para os problemas da sociedade”, explica o acadêmico.

O áudio com a fala da professora repercutiu nas redes sociais. Os centros acadêmicos da UEM divulgaram uma nota de repúdio contra a homofobia. A professora disse que não vai se manifestar, mas explicou que o aconteceu foi um deslize num momento de muita tensão. Ela pediu desculpa e ressaltou que tem profundo respeito pela orientação sexual de qualquer pessoa.

Ouça a fala da professora:

Confira a nota da Reitoria da UEM:

“A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem a público informar que está tomando as providências cabíveis para averiguar a eventual infração e irregularidade funcional cometida pela conselheira do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) em reunião formal do Conselho ocorrida no dia 22 de julho de 2020”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação