Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Projeto com cães adotados pela Guarda Municipal de Maringá vai ensinar crianças sobre adoção responsável


Por Redação GMC Online Publicado 09/09/2025 às 16h40
Ouvir: 00:00

A Guarda Civil Municipal de Maringá, vinculada à Secretaria de Segurança, ganhou dois novos integrantes de quatro patas. A corporação adotou uma cadelinha e um cachorrinho do Centro de Zoonoses, ambos com até três meses de idade. Batizados de Canjica e Ginga, os cães sem raça definida irão compor um projeto de apresentações em unidades escolares, com o objetivo de incentivar a adoção responsável de vira-latas.

image
Foto: Rafael Macri

Antes de iniciar as atividades, os animais passaram por triagem veterinária realizada pela equipe da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal. O treinamento em obediência, que exige tempo e dedicação, será conduzido inicialmente por um especialista da área e, depois, assumido pela própria Guarda. A expectativa é que os animais comecem a se apresentar no período de seis meses a um ano.

O projeto de “dog show” nas escolas busca aproximar a comunidade do tema da adoção responsável, ao mesmo tempo em que dá aos filhotes uma função educativa. “Com os cães, que passam a fazer parte da família da Guarda, nossa intenção é aproximar as crianças de um tema essencial, que é a adoção responsável, prevenindo problemas como maus-tratos”, destaca o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação