Projeto ‘Poliniza Paraná’ instala colmeias de abelhas no Parque do Ingá
As abelhas são fundamentais para a produção de alimentos e plantas, é a polinização. Quatro espécies de abelhas nativas sem ferrão estão agora abrigadas em casinhas na entrada do Parque do Ingá. São as abelhas Jataí, Mandaçaia, Mirim, Guaraipo e Manduri.
De acordo com a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff, além de induzir a polinização, a iniciativa faz parte da educação ambiental. “É adequado que essas abelhas fiquem em áreas de vegetação nativa. O Parque do Ingá é uma área remanescente da Mata Atlântica, portanto, é o melhor local para a gente ter as primeiras unidades do programa. Aqui nós temos quatro espécies de abelhas sem ferrão, que são as nativas. Foi escolhido esse local bem na entrada do parque justamente também para fazer um trabalho de educação ambiental, porque as pessoas ao chegarem ao parque já tem acesso, já se informam mais sobre a importância dessas abelhas, do porquê que elas estão aqui. Então, além de uma questão de polinização, a gente tem a questão de uma educação ambiental. As abelhas são polinizadoras e essas em especial são muito importantes inclusive para produção de alimentos. Ao polinizar, elas fomentam, são necessárias para que a gente possa ter mais produção no campo, inclusive. Além de que, dentro das áreas nativas, podem ajudar na polinização de frutos nativos para os animais da fauna silvestre deste local”, explica Juliane.
O projeto Poliniza Paraná é do Governo do Estado e está sendo lançado em vários municípios. O secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza, esteve presente no lançamento nesta sexta-feira, 3, em Maringá.
“Ele nasceu, na verdade, pela manifestação das ideias das crianças de São João, município ali próximo de Pato Branco, que mandaram uma carta pro ex secretário de Desenvolvimento e Turismo dizendo que gostariam que o estado desenvolvesse um programa pra proteger, para incentivar a criação de abelhas. Diante disso, nós conseguimos viabilizar esse programa, que tá começando a ser capilarizado no estado todo, que traz essa oportunidade de colocar nas caixinhas as abelhas que não tem ferrão, para que elas possam fazer um serviço ambiental que é vital pra natureza, que é o serviço da polinização. Então o Poliniza Paraná, vem com essa vertente, que a gente possa incentivar outros municípios”, diz o secretário.
O mesmo projeto será lançado em Campo Mourão neste sábado, 4.