Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Quando o frio deve voltar a Maringá? Meteorologista explica


Por Rafael Bereta Publicado 18/06/2024 às 18h42
Ouvir: 00:00

inverno começa oficialmente nesta quinta-feira, 20, às 17h51 (horário de Brasília). No entanto, os dias quentes têm levado os maringaenses a se perguntarem se o frio fará uma aparição surpresa durante esta fase de transição.

image-60-100
Foto: Samuel Melo Fotografias/Arquivo GMC Online

De acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a partir do dia 29 deste mês os primeiros efeitos do frio serão mais evidentes. No entanto, o inverno será sentido com mais intensidade a partir de julho.

“A partir do próximo mês, o inverno será sentido com mais intensidade. No entanto, já no dia 29 deste mês, uma massa de ar fria está prevista para passar pelo sul do país, o que afetará diretamente cidades como Maringá. Os moradores podem esperar temperaturas mais baixas no início do dia, embora haja uma tendência de elevação ao longo do dia. Mesmo assim, a sensação de frio nas primeiras horas será mais pronunciada”, explica o meteorologista do Simepar William Max Romão.

Fenômeno climático

De acordo com o meteorologista, nos últimos meses, o fenômeno climático El Niño trouxe temperaturas mais altas e massas de ar quente ao sul do Brasil. No entanto, esse padrão climático está se enfraquecendo e dando lugar a La Niña, que deve alterar significativamente as condições meteorológicas na região.

“Com a chegada de La Niña, o sul do país pode esperar uma redução na umidade, resultando em um período mais seco. Apesar de estarmos no inverno, as temperaturas deste mês permaneceram acima da média devido à influência do El Niño. Contudo, com seu enfraquecimento, as condições climáticas devem começar a se normalizar”, afirma o meteorologista.

A transição de El Niño para La Niña marca um retorno às condições climáticas típicas da estação, com expectativas de invernos mais secos e frios. É aconselhável que a população se prepare para as mudanças, especialmente para os dias com variações bruscas de temperatura.

Veja a previsão para os próximos dias

De acordo com o Simepar, a partir dessa quinta-feira, 20, início do inverno haverá condição de algumas chuvas isoladas a partir dos setores oeste, sudoeste e centro-sul paranaense. Nas demais regiões, continua a influência da condição de bloqueio atmosférico, com um tempo mais quente e sem indicativo de chuvas.

Na sexta-feira, 21, e no sábado, 22, o tempo predomina mais estável no Paraná. Também no domingo, 23, seguirá mais estável o tempo para a maioria das regões, além de um pouco abafado. Alguma chuva é esperada mais
para o final do dia de domingo e madrugada de segunda-feira, 24, a partir do setor oeste do Estado. O Simepar ainda ressalta que poderá aumentar as chances para ocorrência de nevoeiros entre o centro-sul, Campos Gerais e RMC.

image-61
Fonte: Simepar

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação