Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de junho de 2024

Quando vai esfriar? Veja como será o primeiro fim de semana de inverno em Maringá


Por Rafael Bereta Publicado 21/06/2024 às 17h39
Ouvir: 00:00

O inverno começou nessa quinta-feira, 20, e de acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), para o sábado, 22, o tempo fica estável e na maior parte do estado pouca nebulosidade. Faz calor à tarde em vários setores, com umidade relativa baixa. Em Maringá a mínima será de 19°C e a máxima de 30°C.

image-72-9
Foto: Arquivo GMC Online

No domingo, 23, o dia será bastante ensolarado em Maringá. Com poucas nuvens no céu, a previsão é de tempo estável, com mínima é de 19ºC, enquanto a máxima chega aos 31ºC. Veja abaixo a previsão para o fim de semana.

image-72
Fonte: Simepar

Como será o primeiro fim de semana de inverno em Maringá?

Contudo, as temperaturas elevadas mostram que o primeiro fim de semana da estação em Maringá será marcada com baíxos índices de umidade no periodo da tarde. De acordo com Simepar, a partir do dia 29 deste mês os primeiros efeitos do frio serão mais evidentes. No entanto, o inverno será sentido com mais intensidade somente em julho.

“A partir do próximo mês, o inverno será sentido com mais intensidade. No entanto, já no dia 29 deste mês, uma massa de ar fria está prevista para passar pelo sul do país, o que afetará diretamente cidades como Maringá. Os moradores podem esperar temperaturas mais baixas no início do dia, embora haja uma tendência de elevação ao longo do dia. Mesmo assim, a sensação de frio nas primeiras horas será mais pronunciada”, explica o meteorologista do Simepar William Max Romão.

Fenômeno climático

De acordo com o meteorologista, nos últimos meses, o fenômeno climático El Niño trouxe temperaturas mais altas e massas de ar quente ao sul do Brasil. No entanto, esse padrão climático está se enfraquecendo e dando lugar a La Niña, que deve alterar significativamente as condições meteorológicas na região.

“Com a chegada de La Niña, o sul do país pode esperar uma redução na umidade, resultando em um período mais seco. Apesar de estarmos no inverno, as temperaturas deste mês permaneceram acima da média devido à influência do El Niño. Contudo, com seu enfraquecimento, as condições climáticas devem começar a se normalizar”, afirma o meteorologista.

A transição de El Niño para La Niña marca um retorno às condições climáticas típicas da estação, com expectativas de invernos mais secos e frios. É aconselhável que a população se prepare para as mudanças, especialmente para os dias com variações bruscas de temperatura.

image-73
Imagem Ilustrativa | Foto: Suely Sanches/Fotografia

O que diz o Climatempo sobre o inverno no fim de semana?

O instituto Climatempo aponta que para este sábado a previsão é de um dia ensolarado com algumas nuvens no céu. A máxima será de 31°C. No Domingo, a previsão é também de um dia ensolarado, mas sem presença de nuvens no céu. Noite de tempo aberto. A máxima será de 32°C.

image-73
image-74
Fonte: Climatempo

Confira algumas dicas para ajudar a amenizar os efeitos da baixa umidade

Para melhorar a umidade e a qualidade do ar em sua casa, você pode adotar algumas práticas simples. Quando tomar banho, deixe a porta do banheiro aberta para permitir que o vapor se espalhe para os outros cômodos, ajudando a umidificar o ambiente. Além disso, realizar a limpeza do nariz com soro fisiológico ajuda a remover irritantes das narinas, melhorando a respiração. Para os olhos, o uso de colírio é eficaz na hidratação ocular.

Outra dica é passar hidratante no corpo até três minutos após sair do chuveiro, pois isso ajuda a reter a umidade adquirida durante o banho. Na lavanderia, deixe as roupas secando com a porta aberta e as janelas fechadas, permitindo que a umidade liberada pelas roupas se espalhe para outros cômodos.

Espalhar toalhas umedecidas e bacias com água pela casa também é uma forma eficaz de aumentar a umidade. Por fim, manter plantas nos ambientes da casa não só contribui para a umidificação, mas também melhora a qualidade do ar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação