Quase 40% dos veículos em Maringá ainda não quitaram o IPVA 2025; prazo para licenciamento começa dia 15
Em Maringá, cerca de 40% dos proprietários de veículos ainda não regularizaram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2025, segundo dados da Receita Estadual atualizados até o início de agosto. Isso representa uma parcela significativa da frota local que corre risco de ficar irregular com o início do calendário de licenciamento, previsto para começar no próximo dia 15.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O licenciamento é obrigatório para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento essencial para a circulação legal do automóvel. Segundo Leonardo Marcon, chefe do setor de IPVA da Receita Estadual, a falta de pagamento do imposto impede a emissão do licenciamento e pode gerar infrações gravíssimas, com multa, pontos na carteira e até apreensão do veículo.
LEIA TAMBÉM: Suspeito invade empresa em Maringá, mas é ‘expulso’ pelo proprietário; vídeo
Dos veículos que ainda não quitaram o IPVA, a maioria não efetuou nenhum pagamento. A inadimplência pode acarretar ainda restrições como a impossibilidade de transferir a propriedade do veículo, inclusão no cadastro de devedores do Estado e perda de benefícios, como os créditos do programa Nota Paraná.

Para evitar esses problemas, os proprietários de veículos podem acessar o Portal IPVA para realizar o pagamento do imposto, que pode ser feito à vista ou parcelado, inclusive para débitos de anos anteriores.
