Quatro pessoas da mesma família vencem juntas o coronavírus

Esta quarta-feira, 10, é véspera de feriado, mas para a família Castilho feriado foram os últimos 15 dias. Um feriado forçado pelo novo coronavírus. O casal e os dois filhos foram contaminados pela Covid-19 e estão saindo hoje do isolamento domiciliar.
O pai, Gustavo Castilho, conta que ele foi o primeiro diagnosticado com a doença na família. Mas Gustavo acredita que quem se contaminou antes foi a esposa.
“Nós acreditamos que ela pegou no serviço dela, o serviço dela tiveram mais duas pessoas que testaram positivo. Eu peguei, eu tenho uma filha de 4 anos e uma de 10, todos pegaram”, disse.
Gustavo também foi o primeiro a sentir os sintomas. Todos leves. Nem ele, nem a mulher e nem os filhos chegaram a ter sintomas mais graves, como falta de ar.
“O primeiro sintoma que a gente sentiu, mas a gente não deu importância porque a gente não sentia mais nada, foi o paladar. A gente estava na casa da minha mãe, eu comecei a sentir as coisas muito salgadas ou doces […]. Dois dias após começou tosse, na primeira noite deu febre, tosse durante o dia e dor de cabeça. Na segunda noite deu febre novamente. Por causa dos sintomas, eu procurei um médico. Então fizemos os exames, a partir desse momento já começamos a fazer o isolamento”, completou.
Como ele foi o primeiro a ter a confirmação da Covid-19, passou alguns dias em isolamento da própria família.
“Eles passam para gente uma folha com todas as recomendações que precisa tomar e aí a gente já preparou as coisas do quarto. Eu fiquei com um quarto e um banheiro nesses dois primeiro dias e aí as crianças e a minha esposa ficaram com o restante da casa. […] Assim que eles deram positivos, a gente ficou na casa inteira”, explicou o pai.
Medicada e monitorada, a família se sentiu tranquila, mas o isolamento foi a parte mais difícil.
“A pior parte é, realmente, o isolamento. A gente com criança em casa, tem as tarefas para fazer e por mais que a gente tenha sentido os sintomas, praticamente todos os sintomas mais leves, mas passou rápido, quatro dias”, contou Gustavo.
Uma curiosidade, é que a família não precisou da ajuda de ninguém de fora, porque por sorte tinha enchido a despensa de alimentos na véspera do confinamento. Agora, os Castilho já podem retomar a rotina e entram para a lista dos recuperados de Covid-19. Nessa terça-feira, 9, eram 327 recuperados de um total de 595 casos confirmados em Maringá.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.
Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.
