Queniano vence Prova Tiradentes e maringaenses festejam volta da corrida

Os 10 quilômetros da Prova Rústica Tiradentes percorrendo o centro de Maringá foram vencidos em menos de 30 minutos pelo queniano Vestus Chimjor. Aos 29 minutos e 49 segundos de corrida, ele foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.
O corredor já disputou em países como Espanha, Turquia, China, Holanda, Itália, Brasil, Quênia, Polônia e Alemanha, sendo pódio em três deles. Em janeiro, sagrou-se vencedor da 27ª Maratona Internacional de São Paulo, ao completar os 42 km em 2h15min20s, logo em sua primeira participação. Foi a primeira corrida dele em Maringá e na chegada, as pernas falharam, mas o sorriso se manteve.
Na sequência, veio o primeiro brasileiro. Wendell Jerônimo veio de Mato Grosso para a competição. Na última edição realizada ele ficou em terceiro lugar. Agora, subiu para o segundo. Para ele, a parte mais difícil são os últimos quilômetros.
A prova é mista e a primeira mulher a completar a corrida foi a angolana naturalizada brasileira Felismina Cavela, que mora em Presidente Prudente. Ela já tinha participado em edições anteriores da corrida maringaense, mas custava a acreditar que tinha conseguido o primeiro lugar feminino no pódio.
Para além dos primeiros lugares, cada chegada era celebrada pelos milhares de corredores. Mão para o alto em agradecimento, braços abertos, aplausos, abraços… Ricardo Pedriali fez quase o dobro do tempo do primeiro lugar, mas a chegada não podia ter sido melhor. A filha Laura, de 4 anos, o esperava para comemorar a finalização da prova.
Já a emoção de Sidney Pereira foi diferente – ele cruzou a linha de chegada de mãos dadas com a filha Lorena, de 18 anos, que participou da prova, ao lado do pai, pela primeira vez.
Para quem aguarda a chegada assistindo, a emoção também é grande. Emilene Valim estava ao lado dos filhos Antônio, de 4 anos, e Franscisco, de 3 meses – todos prontos para recepcionar o marido e pai Paulo Valim, que participava da corrida.
Já com a medalha de participação no peito, o pai preparava o coração para outra emoção – assistir o filho mais velho participando da Prova Tiradentes na corrida das crianças.
O Secretário de Esportes, Robson Xavier, considerou a retomada da Prova Rústica Tiradentes um grande sucesso.
Seis mil atleta disputaram a corrida de rua, que não era realizada há três anos na cidade. Atletas de 10 Estados e 210 municípios participaram da competição.
Confira os primeiros colocados na Prova Rústica Tiradentes:
Geral Masculino
1º – Vestus Cheboi Chemjor – 29’45,549
2º- Wendell Jeronimo Souza – 30’03,504
3º- Gilmar Silvestre Lopes – 30,21,177
4º- Robson Pereira de Lima -31’01,751
5º- Carlos Henrique de Souza – 31’08,
Geral Feminino
1º- Felismina Vendohali Tchianda Cavela – 34’55,293
2º – Marcela Cristina Gomez Cordeiro – 35’30,986
3º – Jaciane Barroso de Jesus – 35’46,627
4º – Susane de Araújo Martins – 36’04,322
5º – Carmen Patrícia Martinez Aguilera – 36’34,825