R$ 11 milhões: Prefeitura entrega novo Cmei no Parque Aeroporto, em Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Educação e de Obras Públicas, entregou nesta terça-feira, 3, o novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ângelo Viegas, no Parque Residencial Aeroporto. O prédio antigo foi demolido para dar lugar à nova unidade, que é três vezes maior que a anterior, passando de 939 metros quadrados de área construída para mais de 3 mil metros quadrados. Com investimento superior a R$ 11 milhões, o Cmei tem capacidade para atender 375 crianças.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
A nova estrutura conta com 13 salas de aula, sala de estimulação, espaço para alimentação, refeitório, ateliê, mini quadra, sala multiuso, três áreas para assepsia, quatro banheiros, dois lactários, quatro sanitários acessíveis, playground e pátio descoberto. A unidade também possui ambientes administrativos e de apoio, como secretaria, sala dos professores, diretoria, orientação, supervisão, cozinha, lavanderia, áreas de descanso, entre outros espaços de serviço. O Cmei mantém o nome de Ângelo Viegas, em homenagem a uma personalidade importante da cultura portuguesa em Maringá. O homenageado faleceu em 1992.
Inicialmente, o prédio atenderá alunos da Escola Municipal Doutor João Batista Sanches, que passará por obras de reforma e ampliação. Serão ofertadas turmas de Infantil 4, Infantil 5 e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As aulas no novo espaço começam nesta quinta-feira, 5.
Durante o evento, também foi realizado um desfile para apresentação dos uniformes da rede municipal de ensino e foram apresentados os kits de materiais escolares que serão entregues aos alunos.

O prefeito Silvio Barros destacou a entrega da nova unidade como um momento especial para o município e reforçou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias. “Não é todo dia que entregamos uma estrutura desse porte. Essa conquista é resultado do esforço integrado de várias equipes da Prefeitura e apoio do Conselho Municipal de Educação”, afirmou. Ele parabenizou os profissionais da Educação e ressaltou que o investimento reflete o compromisso com o futuro da cidade. “Cuidar da educação é preparar nossas crianças para a continuidade daquilo que estamos construindo para Maringá”, concluiu.
A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destacou que fevereiro marca um período de importantes entregas na área educacional e reforçou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. “Este é um espaço acolhedor e de aprendizagem e, mais do que isso, um espaço de pertencimento da comunidade. Ele foi preparado para receber nossas crianças e suas famílias, com estrutura moderna e segura, acessibilidade, supercâmeras, placas de identificação e equipamentos que garantem um ambiente adequado ao desenvolvimento educacional”, pontuou.
O diretor da unidade, Antônio Errerias Fernandes, agradeceu o empenho coletivo na entrega do novo espaço e destacou a união da equipe como fundamental para o resultado alcançado. “Sozinho ninguém faz nada. Esse espaço lindo só foi possível porque todos trabalharam juntos, com muita dedicação”, afirmou.
O vereador Guilherme Machado destacou que a entrega da nova unidade representa uma vitória para os bairros atendidos e um avanço importante para a comunidade. “Essa inauguração é uma conquista para o bairro e para as famílias, que passam a contar com uma estrutura desse porte. É um sinal de que a região está sendo lembrada e cuidada”, salientou.

Para Érika Camila Santos, mãe da aluna Valentina Sales dos Santos, do 3º ano, e professora do Cmei, a entrega do novo espaço representa mais conforto e qualidade para o dia a dia das crianças. “É tudo novo, a escola é mais arejada e tem um espaço muito maior. Para mim, como professora e como mãe, está sendo maravilhoso. E minha filha já está ansiosa com a mochila arrumada para retornar às aulas”, destacou. Érika também ressaltou a expectativa em relação à reforma da Escola Municipal Doutor João Batista Sanches. “Estamos na expectativa de voltar depois para um prédio todo reformado, tudo novinho. A ansiedade é grande.”
“É muito gratificante estar aqui. Esse ambiente novo incentiva o aluno, e o meu filho está animado e ansioso para o início das aulas. O Artur ainda terá tempo para aproveitar essa estrutura. Ele vai cursar o quarto ano agora e ainda tem dois anos para viver esse espaço. Já contei como é a nova escola e ele ficou muito feliz, bem animado”, enfatizou Maiza Buzeli, mãe do aluno Artur Buzeli, do 4º ano,
Presenças – Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração a vice-prefeita Sandra Jacovós; a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; o vereador Guilherme Machado; secretários municipais; o presidente do bairro Parque Residencial Aeroporto I, José Alves Avelar Santos; o conselheiro tutelar André Iluminado; Luzinete do Carmo, representando o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Aline Cuenca; e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), Iraídes Batistoni.
