Radares de 60 km/h em Maringá passam a operar com limite de 50 km/h; veja onde

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), avança na padronização da fiscalização eletrônica de velocidade no perímetro urbano. A partir desta terça-feira, 27, começou o processo para que mais radares passem a operar com limite de velocidade máxima de 50 km/h, seguindo o padrão urbano adotado pelo município (confira abaixo a lista completa). A medida unifica a regra para tornar a sinalização mais clara e fácil de entender para os motoristas, além de aumentar a segurança viária. A lista de locais foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, 26.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
A padronização não se aplica à BR-376 (Avenida Colombo) e à Avenida Sincler Sambati (Contorno Sul). Nesses corredores estruturais, a velocidade máxima permanecerá em 60 km/h devido às características geométricas e operacionais dessas vias, que são projetadas para suportar maior volume de tráfego, garantir maior capacidade de escoamento e permitir a circulação contínua de veículos.
A padronização da fiscalização eletrônica está alinhada às boas práticas de segurança viária e teve início no ano passado. Atualmente, 29,9% dos 120 radares urbanos já operam com limite padronizado de 50 km/h. “A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) pretende concluir a padronização desses equipamentos até o final de fevereiro, garantindo regras mais claras e de fácil compreensão para os condutores”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações estratégicas da Semob voltadas à modernização da fiscalização, à transparência das regras de trânsito e à promoção de um ambiente viário mais seguro para todos. A medida contribui para a redução de conflitos no trânsito, aumenta a previsibilidade para os condutores e reforça a segurança viária, especialmente em áreas com maior circulação de pedestres, ciclistas e veículos. “Nosso objetivo é tornar o sistema mais simples, mais previsível e, principalmente, mais seguro para todos os usuários das vias”, explica.
Confira os locais em que os equipamentos serão padronizados a 50km/h:
Rua Fernão Dias, nº 633
Av. Dr. Gastão Vidigal, nº 881
Av. Morangueira, nº 3862
Av. Dr. Gastão Vidigal, nº 866
Av. Dr. Gastão Vidigal, nº 2358
Av. Dr. Gastão Vidigal, nº 2779
Av. Nóbrega, nº 890
Av. Laguna, nº 1190
Av. Arq. Nildo Ribeiro da Rocha, nº 3273
Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, nº 3985
Av. Dona Sophia Rasgulaeff, nº 189
Av. Arq. Nildo Ribeiro da Rocha, nº 5960 + 112 m
Av. Dona Sophia Rasgulaeff, nº 1736
Av. Franklin Delano Roosevelt, nº 1837
Av. Franklin Delano Roosevelt, nº 3655
Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, nº 1702
Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, nº 4298
Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, nº 4728
Av. Alziro Zarur, nº 976
Av. Morangueira, nº 3220
Av. Pioneiro Antônio Franco de Morais, nº 1237
Av. Itororó, nº 507
