Ratinho Junior e Silvio Barros firmam convênio de R$ 450 milhões para duplicar Contorno Sul

Com o Auditório Hélio Moreira completamente lotado, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP), assinaram no início da noite desta quarta-feira, 10, um convênio de R$ 450 milhões para a duplicação do Contorno Sul. Serão pavimentados em concreto 11,8 km, entre os entroncamentos da BR-376 e a PR-317. O projeto de duplicação foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Ratinho, que chamou a obra de “um novo corredor de desenvolvimento de Maringá e região”, disse que ela “vai trazer eficiência, mais segurança para todos que a utilizam, provocar o desenvolvimento imobiliário e deixar de dividir a cidade, que ficará ainda mais bonita”. São previstas 18 obras de arte, sendo 17 viadutos e uma ponte. Adiantou também que a audiência pública para ouvir a população será realizada no próximo dia 18.
Acrescentou que alguns projetos complementares serão necessários, como o de impacto ambiental e, junto com a Anel, equacionar o problema da linha de alta-tensão que passa pelo Contorno Sul. “A obra vai resolver um dos piores problemas de trânsito entre Sarandi e Maringá, que é a rotatória de entrada da cidade, que terá um viaduto duplo e quatro viadutos simples no entroncamento com a rodovia federal”.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
VEJA VÍDEO DA SOLENIDADE
A duplicação do Contorno Sul utilizará a técnica whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é utilizado como base para a execução do concreto. Nesse método, “o Paraná é pioneiro na implementação com mais de 500 quilômetros em rodovias estaduais, que proporciona uma vida útil maior ao pavimento, de pelo menos 20 anos, mais que o dobro do asfalto comum”.
Acrescentou que “custa um pouco mais caro, mas garante custos de manutenção menores e resistência maior à veículos pesados”. Também oferece mais segurança nas frenagens, evitando derrapagens, e lida melhor com a drenagem de água da chuva. Já as vias marginais, os acessos laterais e as alças de acesso serão realizados com pavimento flexível.
Sem interdições totais
Questionado se em algum momento de execução das obras o Contorno Sul poderia ter as duas pistas interditadas, o prefeito Silvio Barros afirmou que não. E Ratinho afirmou que em janeiro retornará a Maringá para inaugurar o Viaduto do Catuaí, que está praticamente concluído. As pistas já foram liberadas para o tráfego, mas faltam pequenos detalhes.
