Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Ratinho Junior inaugura Poupatempo de Maringá; veja os detalhes


Por AEN Publicado 27/11/2025 às 13h42
Ouvir: 00:00

O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, 27, a sexta unidade do Poupatempo Paraná, em Maringá. A entrega do novo espaço foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e marcou a consolidação de mais um local do programa que reúne mais de 240 serviços do Governo do Estado – veja a lista aqui. Instalado no Shopping Cidade, na Avenida Tuiuti, 710, Vila Nova, na Praça de Alimentação ao lado do cinema, o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, 27, a sexta unidade do Poupatempo Paraná, em Maringá.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A unidade de Maringá já vinha funcionando em fase de testes de sistema desde 17 de novembro, período no qual registrou 1.085 atendimentos. Para garantir agilidade e organização no fluxo de usuários, o serviço conta com 46 funcionários e atendimento exclusivamente mediante agendamento, via site ou aplicativo do Poupatempo Paraná.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que os resultados das unidades já em funcionamento mostram a eficiência do modelo implantado no Paraná. Ele afirmou que a aceitação da população tem sido alta e que a proposta do programa é ampliar cada vez mais a oferta de serviços. “O retorno que temos das unidades já em funcionamento é muito bom. A praticidade e a agilidade do atendimento têm facilitado a vida das pessoas”, disse.

“Já são mais de 240 serviços à disposição dos cidadãos, e a ideia é ampliar ainda mais. Vamos incluir serviços das prefeituras, do governo federal e estamos trabalhando com a Polícia Federal para emitir passaportes. É um atendimento didático, moderno, que serve desde uma criança até pessoas mais idosas. E quem prefere a tecnologia consegue resolver quase tudo pelo celular ou computador”, afirmou.

image
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, também comemorou a iniciativa e destacou que a prefeitura já avalia incluir serviços municipais. “Estamos evoluindo muito para que os serviços públicos sejam mais eficientes e ágeis. O que estamos vendo aqui é exatamente isso. O Governo do Estado está proporcionando à população acesso mais rápido e mais fácil aos serviços. O governador já me ofereceu a possibilidade de colocar serviços do município no Poupatempo, e estamos estudando o que podemos integrar”, informou.

O superintendente geral de Governança de Serviços e Dados do Governo do Estado, Leandro de Moura, reforçou que a unidade de Maringá terá grande impacto regional. “A expectativa é de 2.800 atendimentos por dia. É uma unidade muito importante para o programa. Já são seis em funcionamento e devemos chegar a dez até o fim do ano. Hoje temos mais de 240 serviços disponíveis e mais de 400 mapeados. Facilita muito para o cidadão resolver tudo em um único espaço, moderno e humanizado”, salientou.

Aprovação

A gerente da unidade, Dayanni Guidelli, conta que a recepção dos moradores de Maringá tem sido extremamente positiva desde o início da fase de testes. Ela explica que, mesmo antes da inauguração oficial, os atendimentos já vinham acontecendo de forma contínua e com muitos elogios. “A receptividade do cidadão maringaense tem sido a melhor possível”, disse.

“As pessoas saem elogiando, deixam manifestações sobre o atendimento e sobre como foram tratadas. Nosso foco é oferecer qualidade e excelência, para que a pessoa entre aqui e resolva tudo o que precisa. Mesmo quando vem fazer apenas o RG, muitas vezes já aproveita para resolver situações da Sanepar, Copel e outros serviços no mesmo lugar. A média de atendimento é de 10 a 15 minutos, mesmo nos processos mais burocráticos. É realmente um poupatempo”, afirmou.

Entre os usuários, o gerente de TI Peter Williams, 36 anos, que nasceu em Maringá, morou no Exterior e voltou ao Brasil há três meses, destaca que a unidade facilita sua adaptação ao País. Ele já esteve no local três vezes para resolver diferentes demandas.

“Eu achei maravilhoso. O Estado está fazendo um investimento muito legal. O espaço oferece todos os serviços de que eu preciso, tem estacionamento amplo, é fácil de chegar e o atendimento foi maravilhoso. Eles me ajudaram com assessoria jurídica, documentação e revalidação de estudos. É um lugar moderno, eficiente e humanizado. Mesmo com a disponibilidade de serviços online, é bom ter contato direto, conversar e tirar dúvidas. Isso diminui a ansiedade e facilita tudo”, afirmou.

O casal Márcio Martim e Maria Aparecida Verdemate Martim, ambos de 74 anos e casados há 52, também aprovou o novo serviço após utilizar o Poupatempo para renovar a carteira de identidade. Eles moraram muitos anos em São Bernardo do Campo (SP), onde já utilizavam um serviço semelhante.

“Nós vimos o anúncio pela TV e viemos renovar a identidade. O atendimento foi espetacular, muito rápido, acho que nem cinco minutos. O pessoal é muito atencioso”, disse Márcio. Maria reforça que a estrutura facilita o dia a dia. “É sensacional ter tudo num lugar só. A gente para de andar pra cima e pra baixo procurando serviço. Aqui é rápido e resolve”, contou.

Ratinho Junior inaugura Poupatempo de Maringá; unidades já fizeram 45 mil atendimentos
Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Seis unidades do Poupatempo no Paraná

A nova unidade em Maringá passa a integrar a rede estadual composta por outras cinco já em operação. Desde o início do funcionamento da primeira unidade, em 2 de outubro de 2025, o Poupatempo Paraná soma mais de 45 mil atendimentos em todo o Estado.

Em Curitiba, o Poupatempo Paraná do Shopping Estação acumula 16.246, além de 688 atendimentos na unidade digital  – espaço de atendimento com teleatendentes que, muitas vezes, resolve a solicitação do usuário sem a necessidade de atendimentos nos guichês. 

Em Londrina, as equipes já realizaram 12.113 atendimentos desde 24 de outubro. Já em Ponta Grossa, instalada no Shopping Palladium e ativa desde 30 de outubro, foram 5.240 atendimentos. Em São José dos Pinhais, no Shopping São José, são 5.224 atendimentos desde o dia 3 de novembro. A capital também conta com a unidade Curitiba Pinheirinho, que já contabiliza 3.473 atendimentos.

De forma emergencial, o Governo do Estado instalou ainda um Poupatempo Paraná itinerante em Rio Bonito do Iguaçu para atender a população atingida pelo tornado registrado em 7 de novembro. Em operação desde o dia 11 daquele mês, a unidade já realizou 353 atendimentos, garantindo a emissão de segunda via de documentos, comprovantes de residência e outros registros essenciais para que as famílias possam acessar os auxílios estaduais durante o processo de reconstrução.

CRONOGRAMA – A expansão do programa segue em ritmo acelerado. Outras três unidades estão funcionando em caráter de teste e serão inauguradas em breve: Araucária,  Foz do Iguaçu e Cascavel. Também entram em fase de testes até o fim de 2025 as unidades de Umuarama, Colombo e Guarapuava, reforçando o compromisso do Estado em facilitar o dia a dia da população com serviços públicos integrados, atendimento rápido e estrutura moderna.

Para 2026 estão previstas as inaugurações do Poupatempo Paraná em Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo, Paranaguá, Arapongas, Apucarana e uma terceira unidade na capital Curitiba.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação