Reativados, espelhos d’água e chafarizes da Catedral de Maringá voltam a ser atração


Por Redação GMC Online
Chafariz da Catedral reativado nesta semana. Foto: Equipe GMC Online.

Uma das atrações mais famosas de Maringá, os espelhos d′água e chafarizes da Catedral foram reativados nesta semana, após uma obra de revitalização que está em fase de finalização. O trabalho inclui drenagem, impermeabilização, trocas de bombas, colocação de novo granito e limpeza.

A licitação para adequações e impermeabilização dos Espelhos D′água da Praça da Catedral foi publicada em junho de 2021. O investimento é de R$ 2,7 milhões, com obras numa área de 6,4 mil m². Uma das principais adequações é solucionar a infiltração que ocorria nas fontes de água.

Foto: Equipe GMC Online.


Nesta semana, a Prefeitura de Maringá realizou manutenção e limpeza no novo granito dos espelhos d′água da Catedral, que foi alvo de pichações. Após realizar testes com diversos produtos químicos disponíveis no mercado, as secretarias de Obras Públicas (Semop) e Limpeza Urbana (Selurb) realizaram a limpeza da pedra.

O granito é um material poroso e que trata-se de um agregado de pedras. Dessa forma, a tinta penetra, o que dificulta a retirada das marcas e exigiu um trabalho intenso.

LEIA TAMBÉM – Catedral de Maringá: fotos da construção aos dias de hoje
LEIA TAMBÉM – 30 fotos da Catedral vista com uma perspectiva bastante diferente

Principal cartão postal e ponto turístico de Maringá, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória foi projetada pelo arquiteto José Augusto Belucci e construída entre 1959 e 1972. Já a praça da Catedral foi remodelada ao longo dos anos 1970, sendo inaugurada em 7 de novembro 1982. Com área total de 65.000 m², passou a contar com espelho de água construído em volta do templo, contendo quatro fontes luminosas, cada uma com 81 jatos de água com altura máxima de 8 metros, além 20 projetores subaquáticos.

O projeto da nova praça foi autoria de Claudinei José Vecchi, então arquiteto da Coordenadoria de Planejamento, Urbanismo e Habitação da Prefeitura de Maringá. Um novo plano paisagístico também foi implantado, com plantio de grama e árvores. Os famosos chafarizes eram pontos obrigatório de boa parte dos registros fotográficos de casamentos dos anos 1980 e 1990.

Registro dos famosos chafarizes iluminados da Catedral Nossa Senhora da Glória, no final dos anos 1980. Foto: Arquivo Maringá Histórica.

A imagem data, possivelmente, do início da década de 1990. No primeiro primeiro plano aparece parte do espelho d’água da Catedral. Ao fundo surgem edifícios em construção, com destaque para o emblemático Royal Garden, que começou ser edificado anos antes. oto: Arquivo Maringá Histórica.

Registro de março de 1983, onde aparece a praça da Catedral com sua bela jardinagem e seus chafarizes junto ao espelho d’água. O local foi palco, durante décadas, para ensaios fotográficos de noivos. oto: Arquivo Maringá Histórica.

Com informações do Maringá Histórica.

Sair da versão mobile