Ele ganhou a notoriedade em Maringá por causa do apetite. Em junho 2019, Marcos Antônio Castro, mas que é conhecido como João Faminto, já chamava atenção pelo tamanho do prato que fazia no almoço no Restaurante Popular. Muitas mudanças ocorreram nesses três anos e meio, no entanto, algumas coisas permanecem iguais: o apetite de João, as visitas dele aos Restaurantes Populares de Maringá e o jeito alegre e descontraído com que leva a vida.
Durante dois dias, o Portal GMC Online almoçou com João e pôde comprovar. De fato, ele é o ‘Rei do Apetite’. Afinal, são cerca de quatro quilos de alimento consumidos em pouco mais de uma hora. A bandeja fica tão cheia de comida que ele é constantemente interrompido para tirar fotos e ainda afirma que muitas vezes até repete o prato.
“Eu comecei indo todos os dias almoçar no Restaurante Popular que fica no centro da cidade. Às vezes, quando pego a comida, as pessoas ficam espantadas e perguntam o que eu faço para não engordar. Falo que é segredo, pois gosto de deixá-las curiosas”, disse.
Natural de Assis, município do interior de São Paulo, João desembarcou em Maringá em 2009, onde começou a panfletar. Logo, começou a frequentar o Restaurante Popular próximo à Vila Olímpica. No entanto, há algumas semanas, ele mudou de endereço e passou a frequentar a unidade do Restaurante Popular do Parque Residencial Tuiuti.
A auxiliar administrativa do Restaurante Popular, Tatiane Cristina Rocha, garante que todos os dias João come a mesma imensa quantidade de comida e faz questão de mostrar para todos o prato sem comida. “Quando ele acaba, chama atenção para mostrar que comeu tudo. É engraçado até como se tornou conhecido. Estou aqui há alguns meses e assim que cheguei já me contaram que ele é figura carimbada daqui”, afirma.
Para João, essa fome tem explicação. Ele explica que como trabalha entregando panfletos, caminha cerca de 20 quilômetros todos os dias pelas ruas e avenidas de Maringá. Entretanto, além do panfleto, ele entrega também a simpatia para as pessoas.
“Trabalho com isso há 14 anos. De dia, de noite, a hora que precisar. Gosto muito do meu trabalho, de estar em contato com as pessoas. Sou o homem que mais entrega panfletos em Maringá e me orgulho disso. Os empresários gostam de mim porque entrego o panfleto e faço propaganda do negócio”, conta. “Já recebi vários convites para outros trabalhos, mas gosto de fazer isso”, finaliza.
O Rei do Apetite
A rotina alimentar de João começa logo pela manhã com um cafezinho em casa. Às 7h30 já está na rua trabalhando. No entanto, a pausa para o almoço começa partir das 11h. “Nunca vi comida melhor que a daqui. Como por qualidade. Almoço há doze anos no Restaurante Popular”, comenta.
Apesar do almoço reforçado, João pesa somente 60 quilos. E olha que de noite ele ainda costuma jantar. “Não costumo comer muito durante à noite, somente a metade do que comi no almoço, mas confesso, quando chega umas 18h, o estomago já começa a roncar”.
Outra característica do Rei do Apetite é o bom humor. Ele adora fazer brincadeiras enquanto almoça e não consegue ficar parado. Já para os que têm curiosidade sobre o prato predileto de João, ele responde: arroz, feijão, salada e frango cozido.
“Lanche não consigo comer inteiro, nem comer muito doce. Sou especialista em arroz e feijão. Meu sonho é ver alguém conseguir me ultrapassar, seria engraçado, quem sabe um dia, mas acredito que quem tentar me superar é perigoso parar na UTI”, afirma ele, que é morador da Vila Operária.