Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de maio de 2024

Restaurantes e bares de Maringá reabrem a partir de segunda


Por Lethícia Conegero Publicado 08/05/2020 às 17h18 Atualizado 23/02/2023 às 03h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em Maringá, os restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias, cantinas, cozinhas industriais, entre outras atividades do setor alimentício, poderão reabrir a partir de segunda-feira, 11. A autorização está prevista no decreto nº 637/2020, publicado pela prefeitura do município nesta sexta-feira, 8.

Os estabelecimentos estavam autorizados a funcionar apenas com retirada no balcão, drive thru e delivey. A partir de segunda-feira, será permitido o consumo no local até às 22 horas.

Veja as regras:

O decreto prevê a limitação do número de clientes em, no máximo, 50% da capacidade total do estabelecimento para clientes sentados. Não será permitido o atendimento dos clientes em pé.

Cartazes informativos deverão ser afixados na entrada do estabelecimento, em local de fácil visualização, contendo o número máximo de clientes que podem adentrar simultaneamente o local.

Além disso, as mesas serão dispostas de forma a garantir distância de dois metros entre os clientes, tanto na área interna quanto externa dos estabelecimentos. 

Nos casos em que os produtos são dispostos em buffet para autosserviço (self service), o estabelecimento deverá disponibilizar um funcionário para servir o cliente, que deverá permanecer a uma distância mínima de um metro dos alimentos.

As filas deverão ser organizadas pelo estabelecimento, de forma a guardar o distanciamento mínimo de dois metros entre os clientes.

Será obrigatório o fornecimento de álcool 70º na entrada do estabelecimento e no caixa, em recipiente e local devidamente identificados, para uso dos clientes.

Os talheres deverão ser protegidos em dispositivos próprios ou embalados individualmente, e os cardápios e galheteiros deverão ser higienizados com álcool 70º. Além disso, será proibida a utilização de toalhas de mesa, exceto as descartáveis, que deverão ser trocadas a cada utilização.

O decreto também prevê aumento na frequência da higienização de superfícies, como mesas, cadeiras, maçanetas, superfícies do bufê, café e balcões, bem como procedimentos de higiene na cozinha e banheiros.

Será proibida a utilização de espaços kids, playgrounds, salas de jogos/diversões ou quaisquer outros espaços similares, além de projeções em telões e similares, mesas de sinuca e outros tipos de jogos. O decreto também prevê a manutenção de ambientes ventilados.

Os responsáveis pelo estabelecimento deverão orientar as funcionários sobre a correta higienização das instalações, equipamentos, utensílios, higiene pessoal e utilização de máscaras.

O funcionamento de casas noturnas, tabacarias, boates, baladas, casas dançantes e similares, continua proibido.

Leia o decreto na íntegra.

Alívio

Os proprietários de restaurantes de Maringá respiram aliviados com a decisão, prevista em decreto municipal. O Marcelo Feliciano, de um restaurante no centro da cidade, disse que o estabelecimento teve demissão. Apesar do delivery estar autorizado, assim como a retirada no balcão, faturamento caiu 50%. 

“Se não for assim, vai ficar muito grave a nossa situação, vai acabar quebrando. E não é só nós, muita gente que a gente conhece não vai aguentar. Se eles tiveram essa consciência de fazer essa liberação, para nós e todos os outros vai ser muito melhor”, destaca.

No restaurante do Dante Takahashi, o faturamento caiu 70% nesse período de coronavírus. Quando a CBN foi até o local, ele ainda não sabia que estava autorizado a retornar na próxima semana. Quando soube, sorriu.

“Isso é uma felicidade, porque a gente não tinha uma luz. O prefeito estava irredutível, e a gente, como os shoppings, academias, éramos os mais prejudicados, porque são comércios que têm aglomeração de pessoas, então é complicado, a gente entende isso. Mas, desde que a gente trabalhe com responsabilidade, obedecendo os critérios de distanciamento, álcool em gel, máscara, luva, orientando bem os colaboradores, eu acho que dá para a gente atender. Antes tarde do que nunca”, acrescenta.

 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação