Rompimento de adutora da Sanepar foi a causadora da cratera no centro de Maringá, diz Prefeitura


Por Iasmim Calixto
Foto: Corpo de Bombeiros

O rompimento de uma adutora de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi a causadora da abertura da cratera na região do Novo Centro, segundo o que informa a Prefeitura de Maringá.

Em um comunicado enviado à imprensa, a prefeitura informou que “a causa do problema foi constatada após vistoria técnica de engenheiros do município.” Leia a nota completa a seguir.

A Prefeitura de Maringá informa que a situação na Avenida Paraná, onde o pavimento cedeu, foi causado por um rompimento de adutora da Sanepar na região. A causa do problema foi constatada após vistoria técnica de engenheiros do município.

Por conta da cratera que se formou na Avenida Paraná, entre as avenidas João Paulino e Tamandaré, e na Avenida Horácio Raccanello, entre as avenidas Duque de Caxias e a 19 Dezembro, toda a região foi interditada.

Em nota, a Sanepar informou que o rompimento da rede não deve provocar o desabastecimento de água na região e que equipes da companhia já trabalham para consertar a tubulação rompida.

A Sanepar informa que foi registrado o rompimento de um trecho de rede de distribuição de água de grande diâmetro no cruzamento das avenidas Paraná com Horácio Raccanello Filho, em Maringá. No local, o asfalto cedeu. As causas desta ocorrência estão sendo investigadas. Não haverá desabastecimento de água na cidade. Não houve incidentes registrados. Equipes da Sanepar estão em campo para providenciar o conserto da tubulação rompida. Será necessário construir um bloco de contenção no local e reaterrar a área. Todo o serviço está sendo acompanhando pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Diante da complexidade da manutenção não é possível estabelecer prazo de conclusão. O abastecimento de água permanece inalterado na região, devido a manobras operacionais executadas pela Sanepar. Em caso de dúvida, o Serviço de Atendimento ao Cliente é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

1/12 Créditos: Corpo de Bombeiros
2/12 Créditos: Corpo de Bombeiros
3/12 Créditos: Corpo de Bombeiros
4/12 Créditos: Corpo de Bombeiros
5/12
6/12
7/12
8/12
9/12
10/12
11/12
12/12

MORADORES DO NOVO CENTRO ESTÃO EM ALERTA

Vídeos que circulam na internet mostram a região do Novo Centro com rachaduras no asfalto. No trecho que compreende a Avenida Horácio Raccanello, é possível ver parte do solo com possíveis fissuras. Confira nas imagens a seguir.

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Video-2023-04-18-at-11.26.00.mp4
Reprodução: Redes sociais

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Maringá, Domingos Trevizan, diz que não há relação entre as duas situações e não há risco para a segurança na Avenida Horácio Racanello. Os bombeiros também fizeram uma varredura e não encontraram risco no local.

Outros pontos da cidade, por onde passa a linha férrea, estão sob analise da equipe multidisciplinar formada por secretarias da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Já foram identificadas patologias no entorno do túnel e agora há uma preocupação evidente com relação a outros pontos da cidade, onde tem cruzamento de outras vias com com a área de túnel da via férrea. A gente montou uma equipe multidisciplinar, composta por engenheiros da prefeitura, defesa civil, corpo de bombeiros e também um grupo da Semob para fazer uma inspeção superficial e verificar se há mesmo outras patologias em outros pontos e, de repente, a gente também atuar preventivamente isolando esses pontos“, disse o Capitão Rodrigo Manoel, do 5º Grupamento de Bombeiros.

Sair da versão mobile