Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2024

Rota do Café Especial 2024 impulsiona turismo gastronômico e economia em Maringá


Por Ana Publicado 12/12/2024 às 11h40
Ouvir: 00:00
image
Foto: Divulgação

O objetivo principal do evento Rota do Café Especial 2024 foi promover a apreciação dos cafés especiais e educar os consumidores sobre as características únicas dessa bebida. Além disso, a Rota também conectou o público aos produtores locais, incentivando o apoio aos pequenos negócios e fortalecendo o ecossistema cafeeiro de Maringá.

Patrícia Duarte, proprietária da cafeteria Le Petit, destacou a importância da ação para a cidade.

“É diferente de alguns outros eventos que a gente já fez na cidade, eu acho que cada um tem o seu valor. Mas na Rota a gente conseguiu ter um atendimento com mais calma, fazer uma parte educacional que a gente não consegue em outros festivais pela correria. Então a gente conseguiu explicar muito mais o universo do café especial para cada cliente e trocar a experiência com eles, deixar o cliente cada vez mais próximo da cafeteria”, diz.

A programação contou com experiências sensoriais como degustações, workshops e menus harmonizados com cafés especiais, oferecidos por cafeterias, confeitarias, padarias e torrefações. Entre os destaques estavam a Amiste Café, Fuê Confeitaria, Flor Café e as unidades do Café Tamura, que encantaram os participantes com criações únicas e momentos de aprendizado.

Michel Tamura, coordenador do Núcleo de Cafés Especiais de Maringá, celebrou o impacto positivo do evento para o comércio local e para a valorização do café especial na cidade.

“Bom, aqui no Café Tamura nós tivemos duas experiências. Uma na unidade Garden que foi a semiótica das xícaras, onde nós tínhamos três xícaras com o mesmo café, porém as três xícaras tinham cores diferentes e cada cor enaltecia um sabor diferente de acordo com a cor. Então essa é a experiência que a gente conseguiu proporcionar de uma forma diferenciada aqui. A segunda experiência, na unidade Street, foi a harmonização de lascas de chocolate e de hidrágias com o mesmo café também. Então o consumidor podia provar o café, provar o chocolate e com isso perceber a diferença e a transformação do café no paladar através dessas harmonizações”, explica.

Além de atrair consumidores apaixonados por café, o evento gerou um movimento expressivo no comércio local, fortalecendo pequenos negócios e posicionando Maringá como um destino turístico para amantes da bebida. Michel, celebrou essa conquista.

“Uma movimentação econômica de quase 70 mil reais só com a Rota dos cafés especiais. Então foi um resultado muito positivo que a gente teve no setor e que com certeza vai acontecendo nos próximos anos novamente. Acho que acima de tudo o nosso grande intuito é fazer com que o cliente se permita conhecer o café especial. Esse é um trabalho de formiguinha que todos nós que trabalhamos com café especiais estamos desenvolvendo. Então é fazer com que o cliente perceba a diferença do café tradicional com o café especial. E isso com certeza fideliza as pessoas. Faz com que as pessoas, primeiro criam um paladar mais crítico, né? E começam a ser mais críticos no momento da escolha do seu café. Então, pra nós essa possibilidade de atrair o consumidor pra que ele conheça mais sobre o café é sempre uma oportunidade muito rica”, expõe.

Com o encerramento da edição de 2024, os organizadores já miram em novas experiências e maior participação para 2025. Patrícia Duarte adianta as expectativas para o próximo ano.

“A gente encerrou as atividades do núcleo ontem, mas em janeiro a gente já retorna e é uma certeza que vai ter uma nova Rota em 2025. A gente vai definir ainda todos os detalhes, quando vai ser, como vai acontecer. Claro que a gente quer planejar para melhorar toda a experiência dos nossos clientes, mas com certeza vai ter uma Rota em 2025”, afirma.

image
Foto: Divulgação

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação