Rua Saldanha Marinho deve ter mão única

Algumas das avenidas principais de Maringá, como Morangueira, Herval, Duque de Caxias e Paraná são responsáveis por levar e trazer o tráfego mais pesado de veículos dos bairros para o centro da cidade. Em horários de pico, há registro de congestionamento nessas vias. Para desafogar o fluxo mais intenso de veículos na Avenida Herval, a Rua Saldanha Marinho, paralela à via, deve sofrer mudança de sinalização e passar a ter mão única.
A alteração vale desde a avenida Colombo até a rua Joubert de Carvalho, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. Um semáforo pode ser instalado no cruzamento da via com a Avenida Prudente de Moraes.
Segundo Purpur, posteriormente, a Rua Piratininga também deve ter sentido alterado.
“Essa mudança, a princípio, é um pedido da comunidade. Os moradores têm pedido há algum tempo a transformação da rua Saldanha Marinho em mão única. Tivemos várias reuniões com associações dos bairros [..] e ficou decidido que a mão única vai sair desde a avenida Colombo e nesse primeiro momento até a rua Joubert de Carvalho. Possivelmente será colocado um semáforo na avenida Prudente de Morais, para organizar o trânsito e um trecho da rua Piratininga será mão invertida nesse momento […]”, afirmou o secretário.
Essa mudança deve ocorrer em até 45 dias, quando as placas de sinalização ficarem prontas, diz ele.
“Nós estamos esperando o fornecedor de placas fazer a entrega e assim que as placas estiverem confeccionadas a gente já começa a instalação. Isso deve demorar entre 30 e 45 dias.”
O secretário explica que por enquanto não há previsão de transformar em mão única a Rua Saldanha Marinho no sentido bairro, Vila Esperança.
“A [avenida] Colombo, para o norte da cidade, não há previsão de alteração nesse momento. Mesmo porque a comunidade se mostrou contrária a isso. Apesar da mão única melhorar em alguns aspectos a circulação entre os cruzamentos, dificulta a circulação nos bairros, entre a UEM e a avenida Morangueira. Então nesse momento não se pensa em fazer alteração de tráfego ao norte da avenida Colombo.”
Outras mudanças devem ocorrer para tentar desafogar o fluxo de veículos nas vias principais, como a Rua Basílio Saltchuk, mas essa mudança ainda não tem previsão.
“A mesma atitude que a gente vai tomar na Saldanha Marinho e Piratininga, a gente pretende fazer também na Basílio Saltchuk. A Basílio Saltchuk é paralela a avenida Duque de Caxias, que também já se encontra saturada nos horários de pico, então a ideia é fazer a rua Arthur Thomas uma ligação direta, desde a avenida Tiradentes até a avenida Colombo. Pra isso vai ser necessário abrir aquele cruzamento com a avenida Brasil e colocar alguns semáforos nos locais onde forem pontos críticos de travessia. Essa alteração na Basílio Saltchuk a gente ainda não tem previsão para começar a instalar, mas faz parte dos projetos do sistema viário central da cidade”, disse Purpur.
