Saiba como estará o Eixo Monumental até o Natal em Maringá

O secretário de Obras de Maringá, Artur Tunes, falou sobre as obras do Eixo Monumental em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 29, depois que a prefeitura anunciou a prorrogação da entrega da obra por mais 180 dias. Inicialmente o prazo de entrega era 30 de outubro de 2025, agora passa a ser 28 de abril de 2026. Atualmente o percentual de execução está em torno de 70% de obras executadas.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
O adiamento, segundo a prefeitura, tem como objetivo assegurar a qualidade, a durabilidade e a segurança da obra, diante de falhas de concepção e baixa discussão pública. Serão feitos ajustes de projeto e a uma reprogramação de frentes de serviço para reduzir impactos à mobilidade urbana e ao comércio local ao longo do período de festas de fim de ano.
Entre as mudanças, a Secretaria de Obras informou que mudou a forma de assentamento do piso para evitar irregularidades no passeio público como na Praça da Catedral e na Vila Olímpica, mesmo assim não está descartada uma intervenção futura nestes dois pontos para corrigir as falhas.

“O piso instalado no início da obra apresenta vários desníveis, degraus e quinas, gerando muitas reclamações dos usuários. Por isso, mudamos o método de assentamento: antes era sobre areia e agora é sobre lastro de concreto. Nos trechos novos, é possível perceber que o piso se comporta bem e esses problemas não se repetem”, explica.
Outro motivo para prorrogação do prazo de entrega da obra é a construção de uma faixa elevada de 140 metros de largura que unirá as praças da Catedral e a Renato Celidônio. “É uma intervenção bastante drástica, e entendemos que realizá-la às vésperas do Natal, com o centro todo decorado, seria muito prejudicial ao comércio local. Por isso, decidimos iniciar o serviço em janeiro, período de férias escolares, quando o trânsito no centro é menor. Assim, conseguimos minimizar o impacto da obra para o cidadão maringaense”, afirma o secretário.
Questionado sobre como estarão as obras até o Natal, Tunes, afirmou que está prevista a criação de um corredor de acesso na Praça Renato Celidônio, próximo aos Correios, liberando uma faixa de ligação entre as avenidas XV de Novembro e Tiradentes. “A ideia é promover a circulação, deixando a praça mais aberta. Ainda não estará concluída, mas terá uma semi-abertura. Haverá trabalhadores no local e o espaço seguirá isolado, porém com uma barreira mais leve, o que já vai mudar o cenário do centro. Afinal, ninguém aguenta mais aqueles tapumes”, diz.
