Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Saiba o que já funcionou no atual espaço do Shopping Avenida Center


Por Monique Manganaro, com Maringá Histórica Publicado 14/03/2019 às 14h17 Atualizado 20/02/2023 às 13h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Antes de servir de espaço para o atual Shopping Avenida Center, inaugurado há 30 anos, o terreno localizado na esquina da Avenida São Paulo com a Avenida Mauá, no centro de Maringá, já foi ocupado por uma carpintaria e até por um ginásio de esportes.

Na década de 1940, segundo informações do projeto Maringá Histórica – portal que resgata fatos históricos do município -, a então Companhia de Terras Norte do Paraná utilizou um galpão que estava construído no local como depósito, oficinas e garagem para maquinários e veículos. Na década seguinte, a companhia instituiu uma carpintaria, que atendeu todo o comércio da cidade. 

Mas a ideia da administração municipal era dar outra finalidade ao espaço.

“A primeira tentativa de utilizar o prédio veio por iniciativa do então prefeito Américo Dias Ferraz (1956-1960) quando foi autorizado ao Executivo contratar a Construtora Linhares Ltda., de São Paulo, para reconstruir aquele galpão que seria destinado ao Mercado Público Municipal de Maringá”, explica o secretário de Cultura Miguel Fernando Perez Silva.

No entanto, antes que a obra fosse concluída, a construtora declarou falência e o projeto foi abandonado. Fatos apurados pelo Maringá Histórica dão conta que a construção, então, se transformou em um espaço onde crianças brincavam.

Somente anos depois, entre as gestões de Luiz Moreira de Carvalho (1964-1969) e Adriano José Valente (1969-1973), o pavilhão acabou se tornando o primeiro ginásio de esportes de Maringá. “A entrada ficava na Avenida São Paulo. Inicialmente, sua quadra era de concreto (depois foi aprimorada), e contava com estrutura completa para esportes (vôlei, futsal e basquete), além de apresentar arquibancadas de madeira.”

No local, grandes eventos foram realizados, além das primeiras partidas do Campeonato da Divisão Especial de Futebol de Salão de Maringá.

Entre 1973 e 1977, na gestão do ex-prefeito Silvio Barros, a ideia foi buscar ajuda do governo federal para que a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) instalasse um “mercado” no terreno onde, até então, funcionava o ginásio de esportes. “Com o crescimento da cidade, esse mercado varejista foi transferido para a PR-317, em 1987, atual Ceasa”, afirma Silva.

Depois de dois anos, o espaço receberia novas construções para que fosse transformado, enfim, no atual Shopping Avenida Center.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação