Fechar

Maringá

192/193

Samu e Bombeiros integram o atendimento para agilizar os serviços

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 09:59 - 10 de Outubro de 2018

A partir desta quarta-feira (10), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros começam a trabalhar de forma ainda mais integrada, em Maringá. É que foi inaugurado o Complexo Regulador de Emergência 192/193, com a unificação dos serviços Bombeiro/Samu. A solenidade ocorreu no quartel do 5º Grupamento de Bombeiros.


Quando acontece um acidente ou chega um chamado de socorro de alguém que está passando mal, Samu e Bombeiros são acionados. Começa um processo de comunicação para saber quem vai atender: a ambulância do Samu ou a do Bombeiros.


Tem que ser tudo muito rápido porque as vítimas não podem esperar. A partir desta semana essa comunicação está muita mais ágil em Maringá. Com o Complexo Regulador de Emergência passam a ficar reunidos, num mesmo local, o quartel dos bombeiros, os atendentes, médicos, bombeiros e ambulâncias.


Na central, um sistema de monitoramento informa onde estão as ambulâncias em deslocamento. Quando chega um chamado, o médico avalia a situação das vítimas pela primeira informação que recebe e decide qual a ambulância irá: de suporte avançado ou não.


No sistema de monitoramento é possível saber qual a ambulância está mais perto do local do chamado e o socorro é enviado. O coordenador do complexo, o médico Mauricio Lemos diz que além de agilidade a integração garante redução de custos.


Foto da capa: Luciana Peña/CBN Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo