Santa Casa de Maringá alerta para golpe com pedido de PIX por falso médico
O hospital Santa Casa de Maringá emitiu um alerta sobre um golpe que vem sendo aplicado por um falso médico, que entra em contato com familiares de pacientes pedindo transferências via PIX para custear tratamentos. A instituição esclarece que não realiza cobranças por telefone, muito menos em nome de pessoas físicas ou profissionais da saúde.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Segundo a assessora jurídica Ana Cláudia Bandeira, todos os pagamentos, quando aplicáveis, devem ser feitos presencialmente na tesouraria do hospital, com identificação oficial da Santa Casa. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não têm qualquer tipo de cobrança.
- LEIA TAMBÉM: Socorrista do Samu é acionado para acidente em Maringá e encontra mãe e irmão entre as vítimas

“Se a família receber um contato suspeito, o ideal é procurar a tesouraria do hospital antes de qualquer pagamento. A Santa Casa não solicita transferências por telefone e não utiliza PIX em nome de profissionais”, reforça Ana Cláudia.
Nos casos de pacientes de convênios ou particulares, quando o procedimento não for coberto pelo plano, a equipe médica discutirá o tratamento com a família e o setor financeiro informará os valores — sempre de forma presencial.
Em caso de dúvida, o telefone oficial da Santa Casa é (44) 3041-7500.