13 de julho de 2025

Santa Casa de Maringá recebe certificado de Acreditado Pleno


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 15/06/2021 às 12h22 Atualizado 25/02/2023 às 14h08
Ouvir: 02:25
Santa Casa de Maringá recebe certificado de Acreditado Pleno
Santa Casa de Maringá recebe certificado de Acreditado Pleno | Foto: Arquivo/Sesa-PR

A Santa Casa de Maringá recebeu o certificado de Acreditado Pleno. Isso significa que o hospital filantrópico, que atende o SUS, segue padrões internacionais de qualidade e segurança. O certificado é conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Uma conquista mesmo em tempos tão desafiadores para o setor da saúde.

É um processo rigoroso. A acreditação segue um método de avaliação com padrões internacionais e reconhecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). No Brasil existem sete entidades credenciadas à ONA para fazer esta avaliação.

O Instituto Qualisa de Gestão, de São Paulo, foi quem avaliou a Santa Casa de Maringá. O hospital, que é filantrópico e atende, na maioria, pacientes do SUS, já tinha outros certificados de acreditação, mas agora conquistou o certificado de Acreditado Pleno.

Segundo o superintendente da Santa Casa, José Pereira, a avaliação confere a qualidade e a segurança dos processos, desde a chegada do paciente até a administração de remédios no horário correto, o centro cirúrgico, entre outros. Todos os 2 mil funcionários foram avaliados.

“O foco disso é a segurança do paciente em primeira escala e a gestão dos processos, com foco na assistência de qualidade. Cada processo tem que ter a análise crítica de seu desempenho e o processo de melhoria contínua. Então isso foi identificado agora por esse instituto. É uma grande satistafação e um grande reconhecimento ao trabalho do hospital.”, explica José Pereira.

Uma conquista mesmo em tempos tão desafiadores para o setor da saúde como na pandemia de coronavírus.

“Isso enaltece e valoriza ainda mais o nosso grupo, enfatizo muito e gostaria de agradecer muito aos nossos funcionários e médicos.”, finaliza o superintendente.

Segundo a ONA, a acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação