São frequentes os trotes para o Corpo de Bombeiros de Maringá
Os áudios disponibilizados pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná mostram que as brincadeiras em trotes podem dificultar uma resposta rápida em uma possível emergência.
Tem se tornado constantes as ligações para as linhas de Atendimento Emergencial do Corpo de Bombeiros de Maringá. Algumas delas foram enviadas para a reportagem e mostram as atitudes de crianças e adolescentes . As mais recentes aconteceram nesta quarta-feira. Após o aviso eletrônico, as brincadeiras começaram. [ouça o áudio abaixo]
Logo depois outra criança liga para a central e passa um trote. [ouça o áudio abaixo]
Com o próprio celular ou dos pais, num terceiro contato as brincadeiras seguem por mais de 30 segundos. [ouça o áudio abaixo]
Essas brincadeiras têm se tornado frequentes. De acordo com o tenente Diogo Zanelato, não é possível mensurar quantas acontecem por dia. Porém, podem atrapalhar a realização de um atendimento que inspire agilidade.
“Isso atrapalha, porque a linha fica congestionada e a pessoa que realmente precisa em uma emergência, não consegue falar com o telefonista”, disse.
Os atendentes estão atentos nas 24 horas do dia para prestar os primeiros auxílios. O Tenente explica que, para facilitar este procedimento, os pais precisam conversar com os filhos e ensinar o que é certo: ligar quando necessário. [ouça o áudio abaixo]