Fechar

Maringá

MUSEU

Maringá: sapataria tem acervo com mais de 500 itens históricos; VÍDEO

Publicado por Luiz Santos, 09:20 - 15 de fevereiro de 2019

Bloco de Imagem

João Mendes Fonseca, dono da sapataria que tem peças históricas. Foto: Luiz Santos/GMC Online

O sapateiro João Mendes Fonseca mora em Maringá desde 1989 e seu estabelecimento virou uma atração na cidade há 10 anos. É que João, inspirado pelas coisas que viu em uma viagem para a Itália, resolveu colocar itens históricos em exposição na sua sapataria.



“Em 2009, fui visitar meu filho que mora na Itália e conheci uma sapataria que tinha algumas peças expostas. Chegando em Maringá, coloquei algumas ferramentas em exposição na sapataria e desde então não parei mais de receber doações”, relata o sapateiro.



Segundo João, são mais de 500 itens reunidos no acervo da sapataria. Entre eles estão um telégrafo datado de 1896, peças que eram utilizadas na produção de perfume, além de uma máquina de costura - de quase 120 anos - trazida por ele da Itália.


No local há também máquinas de escrever, consoles de videogame, rádios antigos e câmeras fotográficas das mais variadas épocas - uma verdadeira viagem no tempo.

Bloco de Imagem

Alguns itens expostos na sapataria. Foto: Luiz Santos/GMC Online

João diz que pessoas que chegam estressadas na sapataria ficam até com outro semblante quando veem as peças.



“O pessoal também traz as crianças aqui e mostra como era o passado para elas”, relata João.



O sapateiro, que trabalha na função desde os 12 anos, teve estabelecimentos em várias localidades, como Curitiba e no Mato Grosso. Fonseca ressalta que, mesmo já tendo tido outros empregos, é na sapataria que se sente realizado.



“Já fui ferramenteiro por 7 anos, mas a profissão que mais gosto é a de sapateiro”, comenta.



João também conta, orgulhoso, que ensinou os cinco filhos a serem sapateiros - apenas um deles deixou a profissão para seguir carreira no Direito.



“Eu sempre disse a eles que tinham que se formar e também saber exercer outra profissão", completa.


Veja o vídeo:


Interessados em conhecer a sapataria devem ligar para (44) 99882-4695 ou (44) 3026-3972.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo