Saxofonista atrai atenção nas ruas de Maringá


Por Rafael Bereta
Foto: Rafael Bereta

A música tem um poder incrível de mexer com os sentimentos. Ela nos faz lembrar, sorrir e chorar. Quem tem o dom da música geralmente não consegue esconder e precisa dividir com outras pessoas. É o que acontece com o jovem saxofonista Adeilson Taveira, de 29 anos, que há quatro anos atrai a atenção dos pedestres nas ruas de Maringá.

A musicalidade surgiu na vida de Adeilson quando ele foi morar com os avós em Caarapó, Mato Grosso do Sul, aos 14 anos. Ele conta que a paixão pela arte de tocar um instrumento começou quando ele aprendeu a tocar flauta doce com um tio chamado Alfredo. “Ele estava me ensinando e fui pegando o jeito. Depois disso , aos 16 anos fiz parte de uma banda chamada Vila Lobos. Lá passei por vários instrumentos e me desenvolvi musicalmente com a orientação do maestro do grupo, Fabiano Barbosa, até chegar no sax pelo qual me apaixonei e se tornou meu instrumento preferido”, afirma.

A apresentação nas ruas começou de um modo bem singular. Após chegar em Maringá, o músico queria trabalhar com música, mas não sabia por onde começar e não conhecia pessoas do ramo. Foi então que em um canal no Youtube ele viu um rapaz tocando saxofone nas ruas.

Foto: Rafael Bereta/GMC Online

“A primeira vez que vi um vídeo desse jovem eu fiquei encantado como a forma que ele tocava as músicas nas ruas e como no local abria uma roda de pessoas que paravam, escutavam e deixavam ali um cachêzinho. Foi assim que eu entendi que só conseguiria reconhecimento pelo trabalho fazendo do mesmo jeito, e estou até hoje levando esse dom para vários lugares graças a Deus”, disse.

Desde então o jovem tem apresentado várias canções durante o dia de trabalho, na Avenida São Paulo, Avenida Getúlio Vargas e Terminal Intermodal de Maringá. As principais de seu repertório são algumas músicas do gospel, como a canção ‘Não Pare’, da cantora Midian Lima e também músicas internacionais de Lewis Capaldi.

Porém, às vezes, ele também atende a pedidos do pessoal que passa pelos locais. Melodias como “Ninguém explica Deus”, “Ele não desiste de você” são bem pedidas pelo público.

A música e o poder de transformar

Para Adeilson, a música é como se fosse o ar que respira. Desde sempre ele foi apaixonado por essa arte e, ao se tornar músico, isso se intensificou. O saxofonista afirma que estar nas ruas tocando alguma canção é uma forma de liberar emoções e de proporcionar alívio para outras pessoas.

Foto: Rafael Bereta/GMC Online

“Uma memória boa que eu tenho foi em frente a uma loja, quando uma mulher passou por mim deixou R$2 e ficou escutando até começar a chorar. Quando terminei, ela me abraçou e disse que aquela canção tocou tanto em sua alma que a angústia que sentia havia desaparecido. Para mim foi incrível poder ter ajudado, eu me senti privilegiado, ressalta.

Se você ainda não teve o privilégio de ver pessoalmente o Adeilson tocando nas avenidas da cidade, basta procurar algum dos lugares pelos quais ele passa. Atualmente ele se apresenta durante a semana na avenida São Paulo, em frente a Lojas Americanas, na Avenida Getúlio Vargas em frente a Livraria Paulinas e no Terminal Intermodal de Maringá. O músico também realiza apresentações em eventos como casamentos e aniversários.

Para entrar conhecer mais o trabalho dele, basta acessar o Instagram ou ligar para o número (44- 98823-1084).

Confira um vídeo do músico se apresentando em Maringá

Sair da versão mobile