Se Dia da Consciência Negra for aprovado, Maringá ainda terá 7 feriados em 2023; veja a lista


Por Ivy Valsecchi
Foto: Ilustrativa/Freepik.

O ano dos feriados prolongados poderá ganhar mais uma data para descanso em Maringá. Isso porque, tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) nº 16558/2022, que cria o Feriado Municipal do Dia da Consciência Negra – entenda abaixo.

No total, mais cinco feriados nacionais serão celebrados em 2023, sendo que três cairão em uma quinta-feira, o que dará a possibilidade de prolongar o fim de semana para quatro dias. Todos ocorrerão agora no segundo semestre. São eles: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).

O feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, será em uma quarta-feira. Já o Natal será celebrado neste ano em uma segunda-feira.

O Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, que costuma ser ponto facultativo nos governos municipais, estaduais e federal, vai cair em um sábado em 2023. 

Caso seja aprovado, o feriado do Dia da Consciência Negra garantirá mais uma data de descanso prolongada para os moradores de Maringá neste ano, já que o dia 20 de novembro será em uma segunda-feira.

Para os moradores de Maringá, haverá ainda o feriado municipal da Nossa Senhora da Glória, Padroeira da cidade, no dia 15 de agosto, uma terça-feira. Com isso, mais sete feriados poderão ser aproveitados em 2023veja a lista abaixo.

LEIA TAMBÉM

Feriado da Consciência Negra em Maringá

O Dia da Consciência Negra, é considerado feriado dependendo da cidade ou estado. Em Maringá, tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei (PL) nº 16558/2022, de autoria dos vereadores Ana Lúcia Rodrigues (PDT), Dr. Manoel (PL), Belino Bravin (PSD) e Adriano Bacurau (Rede), que prevê a criação de um novo feriado municipal na Cidade Canção.

O projeto pretende instituir o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Segundo o documento que cria o Dia da Consciência Negra em Maringá, “[…] ora instituído passará a constar como feriado no Calendário Oficial de Eventos do Município.“

O projeto seria votado em primeira discussão na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maringá da última quinta-feira, 29, mas foi retirado de pauta por três sessões.

O pedido pelo adiamento da votação do PL partiu da vereadora Professora Ana Lucia (PDT). Ela afirmou que um dos autores do projeto, o vereador Belivo Bravin Filho (PSD), estaria ausente da votação desta quinta.

O Presidente da Câmara, vereador Mário Hossowaka (PP), acatou o pedido da vereadora do PDT, colocando a solicitação em votação, que foi aprovada por 11 votos favoráveis e apenas um contrário.

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá enviou uma nota sobre o assunto. Leia na íntegra:

“Sobre o projeto de lei ordinária 16.558 de 2022, que institui o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado municipal, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) informa que “continua defendendo que, para respeito ao tema, a data deve ser celebrada não com feriado, mas por meio de uma semana de conscientização com ações positivas como eventos, workshop, feira de empregabilidade e de empreendedorismo, debates, lives, entre outras ações que poderão ser realizadas em escolas de todos os níveis de ensino, espaços públicos, entidades e sindicatos. Essas ações devem fazer parte de uma política pública municipal, com engajamento de atores da sociedade civil organizada”.

Feriados nacionais que ainda restam em 2023

Feriados que restam em Maringá em 2023

Sair da versão mobile