A Prefeitura de Maringá iniciou nesta quinta-feira, 31, a remoção de cartazes colados em postes nas vias públicas. Ação é realizada pelo Secretaria de Limpeza Urbana e integra uma série de iniciativas da administração municipal na manutenção dos equipamentos públicos.
“A poluição visual é uma solicitação constante da população e, desta forma, se tornou uma ação efetiva da secretaria, que contribui também para a beleza da cidade”, explica o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas.
A maioria dos cartazes é sobre “amarração do amor”. Em Maringá, conforme determina a lei n° 7.632/2007, é proibida afixação de anúncios em poste de iluminação pública, árvore, placa de sinalização, ponto de ônibus e nos demais mobiliários urbanos.
A multa para quem insiste em colar cartazes em geral é de R$ 200 a R$ 1 mil, aplicada progressivamente, segundo a natureza e a gravidade da infração. Também é prevista a remoção de todo o material de divulgação e o infrator estará sujeito ao cancelamento de licença e a baixa de ofício da inscrição municipal da empresa ou indivíduo que contratou ou distribuiu a propaganda.
Leia outras notícias no GMC Online.