Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Secretaria de Saúde e Sociedade Brasileira de Dermatologia realizam mutirão de atendimentos em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 16/12/2025 às 10h50
Ouvir: 00:00
3ad72080-dea1-4540-87ef-74e250d3c65a
Imagem Ilustrativa – Freepik

Dentro da campanha ‘Dezembro Laranja‘, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizou no sábado, 13, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu, um mutirão de atendimentos dermatológicos para pacientes previamente agendados. De 100 consultas agendadas, 77 pacientes compareceram.

Do total de atendimentos, 24 pacientes foram encaminhados para continuidade do acompanhamento dermatológico e 22 para acompanhamento com oncologista. Além disso, 15 pacientes passaram por microcirurgia durante o mutirão.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de um tratamento eficaz e enfatiza a importância do comparecimento às consultas. “Temos disponibilizado atendimento especializado, mas é importante que a população compareça ou avise com antecedência sobre o não comparecimento, porque quando alguém falta em uma consulta, outra pessoa deixa de ser atendida”, destaca.

A ação também incluiu atividades educativas sobre os riscos da exposição solar sem proteção, a importância de medidas preventivas, como o uso diário de protetor solar, roupas adequadas e a realização de exames periódicos de pele, especialmente em períodos de maior intensidade da radiação solar.

A Secretaria de Saúde tem estabelecido a continuidade de novos mutirões para o exame de lesões de pele, além de preparar profissionais da rede para agilizar a oferta de tratamento e reduzir possíveis agravamentos. “Caso as pessoas identifiquem sinais suspeitos na pele, como feridas que não cicatrizam, manchas novas ou pintas que crescem ou alteram de cor, é fundamental procurar a UBS mais próxima”, orienta o secretário.

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação