Sem energia, aulas na UEM estão suspensas até 18h desta terça-feira, 8

No fim de semana, o transformador da subestação de energia no campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sofreu uma pane, deixando todo o campus sem energia.
“Não sabemos exatamente a causa desta pane, mas pode ser desgaste do equipamento ou a ventania que teve no sábado e fez com que alguns galhos encostassem em cabos de alta tensão”, afirma o assessor de Comunicação da UEM, Lúcio Rosas.
O transformador seria substituído por um novo ainda este mês, porém como a entrega do equipamento está prevista para o dia 18, a universidade precisou fazer uma compra emergencial.
“Nós tentamos fazer a recuperação do transformador que gerou essa pane, mas não foi possível. Prevendo essa possibilidade, nós contratamos dois novos transformadores, um vindo aqui próximo de Londrina e o outro vindo da Copel de Curitiba. Os dois já chegaram e vão entrar agora no processo de instalação”, afirma.
A instalação dos novos transformadores começou na manhã desta terça-feira, 8, com previsão de conclusão apenas às 18h, até lá, as atividades na universidade estão suspensas.
“Não teremos aula na parte da manhã nem à tarde. Os transformadores estão sendo instalados e passando pela fase de testes. A previsão é que às 18h a energia seja restabelecida e as atividades retomadas, mas vai depender da instalação desses dois transformadores que estão sendo colocados”, diz.